Folia movimenta todas as regiões de São Paulo e da região metropolitana; confira a agenda da Agência Mural
Bloco do Hercu
Por: André Santos
Notícia
Publicado em 20.02.2020 | 20:07 | Alterado em 26.02.2020 | 22:43
Folia movimenta todas as regiões de São Paulo e da região metropolitana; confira a agenda da Agência Mural
Tempo de leitura: 4 min(s)“Oh, Abre alas”… que o rolê na quebrada está passando para te mostrar a lista dos blocos nas periferias de São Paulo.
Vem com a gente porque aqui a canoa não vira nunca. Tem frevo, tem música baiana, tem boi e muita marchinha nessa lista especial de carnaval.
ZONA NORTE
Tradicional bloco paulistano, o Ritaleena homenageia a cantora de rock and roll Rita Lee. No repertório todos os sucessos da artista e do seu antigo grupo Os Mutantes, com hits como “Lança Perfume” e “Baila Comigo”.
Quando: Domingo (23), às 11h
Onde: Av. Luís Dummont Villares, S/N
Quanto: Gratuito
Bloco Amigos do Boi – Jd. São Paulo
O bloco Amigos do Boi, na zona norte de São Paulo, convida a todos para dançar ao ritmo do Boi de Parintins, cidade do estado do Amazonas, que promove o Festival Folclórico que atrai milhares de turistas a cada ano.
Quando: Segunda (24), às 14h
Onde: R. Viri, S/N
Quanto: Gratuito
Bloco Vem pro Trem das Onze – Jaçanã
Mais um desfile do Bloco Vem pro Trem das Onze chegando. O bloco resgata o carnaval de rua e a cultura popular, no tradicional bairro cantado em verso e prosa pelo sambista Adoniran Barbosa.
Quando: Sábado (22), às 15h
Onde: Vem Espaço de Cultura e Arte, R. Irmã Emerenciana, 623
Quanto: Gratuito
ZONA SUL
Bloco do Beco – Jardim São Luis
O Bloco do Beco desfila pelas ruas do Jd. Ibirapuera e todos estão convidados para a celebração. Este ano o bloco comemora 17 anos de carnaval e de tradição na zona sul de São Paulo.
Quando: Sábado (22), às 12h
Onde: R. Bento Barroso Pereira, 02
Quanto: Gratuito
O Bloco do Hercu faz seu cortejo pelas ruas da zona sul da capital neste domingo (23). Com marchinhas e clássicos do carnaval, o grupo promete muita animação e purpurina.
Quando: Domingo (23), às 13h
Onde: Rua Inácio Lima, S/N
Quanto: Gratuito
ZONA LESTE
Bloquinho de Carnaval na Ocupa – Ermelino Matarazzo
Crianças, adultos e idosos estão convidados para pular o carnaval no Bloquinho da Ocupa. Com cortejo e festa, o evento terá show ao vivo da Banda Nova Malandragem e apresentação do Bloco Batakerê. Vale levar confete, serpentina, muito brilho e fantasia.
Quando: Segunda-Feira (24), às 10h
Onde: Ocupação Cultural Mateus Santos, Av. Paranaguá, 1633
Quanto: Gratuito
Bloco Itaquerendo Folia – Itaquera
Será a quinta celebração do bloco Itaquerendo Folia, mantendo a animação e toda a alegria que já se tornou tradicional na zona leste de São Paulo.
Quando: Sábado (22), às 14h
Onde: Praça Itaquera, Av. José Pinheiro Borges, 1670
Quanto: Gratuito
Bloco Do Baião – São Miguel Paulista
Essa é a 4ª Edição do Carnaval de Rua de São Miguel Paulista. Idealizado pelo Bloco do Baião, a folia tem atrações para contemplar as famílias do bairro do extremo leste de São Paulo, um dos primeiros do município. Em 2020, haverá homenagem a Pedro Sertanejo, um dos pioneiros do forró em São Paulo.
Quando: Terça-Feira (25), às 16h
Onde: Avenida Dr Aristodemos Pinotti, 1100
Quanto: Gratuito
ZONA OESTE
Bloco Tia é o Car@#@… – Vila Anastácio
O Bloco Tia Eh o Caraleo! foi fundado por um grupo de amigos, todos com mais de 50 anos. Desde a década de 1980, eles frequentam o carnaval de rua, seja em Olinda, Diamantina, Salvador, Pirapora e, agora, em São Paulo.
Quando: Domingo (23), às 9h
Onde: Praça Padre Arnaldo, S/N
Quanto: Gratuito
Bloco Toca Rauzito – Jd. Peri-Peri
O Bloco Toca Raul é um bloco formado por músicos e pessoas da comunidade que se interessaram em prestar uma homenagem ao roqueiro Raul Seixas, morto em 1989. Apesar de representar o rock nacional, o Raulzito também fez canções que homenagearam o carnaval.
Quando: Sábado (22), às 14h
Onde: Casa de Cultura do Butantã, Av. Junta Mizumoto, 13
Quanto: Gratuito
CENTRO
Zumbiido Afropercussivo – São Bento
O bloco preto Zumbiido Afropercussivo foi criado em 2013 e seu ingresso se dá somente por pessoas pretas. Seu propósito é, por meio de processos criativos, ser o lugar da criação afrocentrada. Livre para todos os públicos.
Quando: Sábado (22), 12h
Onde: Largo do Paissandu
Quanto: Gratuito
Bloco da Massa Real – São Bento
Neste primeiro ano vão homenagear os 35 anos do axé music e os 70 anos do trio elétrico. Cantando os sucessos da música baiana para todo mundo pular e cantar junto do bloco.
Quando: Terça-Feira (25), às 10h
Onde: Largo do Paissandu
Quanto: Gratuito
Desfile Galo da Madrugada em São Paulo – Ibirapuera
Pela primeira vez, bem no meio da cidade de São Paulo, teremos um pedacinho do Galo da Madrugada. Vai ter muito frevo, maracatu, forró, marchinhas, orquestras, trios e a alegria do maior representante do Carnaval de Pernambuco.
Quando: Terça-feira (25), Às 9h
Onde: Obelisco do Ibirapuera
Quanto: Gratuito
GRANDE SÃO PAULO
Carnaval da Maloca “Seu fake Não me ifood!” – Santo André
Lá vem Maloca, com seu legítimo carnaval de marchinhas, foliões com fantasias irreverentes e esbanjando alegria. A Maloca leva para as ruas seu tema de carnaval com muito humor sem deixar de lado a sátira com questões da atualidade.
Quando: Sábado (22), 12h30
Onde: R. Senador Fláquer, 110 – Centro
Quanto: Gratuito
Desbundas Artes – Embu das artes
Desbundas Artes é um autêntico bloco de rua, feito de foliões para foliões. Com muita folia, deboche, marchinhas e fantasias, a ideia é cantar e dançar pelo centro histórico de Embu das Artes, o grande cartão postal.
Quando: Sábado e Domingo (22 e 23), às 15h
Onde: Centro Histórico de Embu das Artes
Quanto: Gratuito
O tradicional cortejo de maracatu movimenta as ruas de Mogi das Cruzes neste carnaval. Os organizadores também convidam os batuqueiros e batuqueiras que tiverem o instrumento a se juntar a festa.
Quando: Sexta-feira (21), às 19h30
Onde: Largo Bom Jesus
Quanto: Gratuito
Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]