Confira as principais dicas para aproveitar a semana pela região metropolitana de São Paulo
Gustavo Schiezaro/Divulgação
Por: André Santos
Notícia
Publicado em 16.10.2019 | 19:14 | Alterado em 16.10.2019 | 19:23
Confira as principais dicas para aproveitar a semana pelas quebradas de São Paulo
Tempo de leitura: 4 min(s)Atrações musicais que vão do samba ao heavy metal são os destaques desta semana pelas periferias de São Paulo.
No Rolê da Quebrada, agenda produzida pela Agência Mural toda a semana, você confere ainda um restaurante famoso passeando pela Grande São Paulo e eventos para as mães e os filhos na capital.
ZONA NORTE
Atalhos Sonoros – Pocket shows de Primitivos AS, Akuma (rapper) e Paulo Bira – Jova Rural.
Projeto criado pela Fábrica de Cultura em parceria com a Tratore, o Atalhos Sonoros busca incentivar a produção musical, e oferecer novas possibilidades para talentos das periferias de São Paulo. Nesta semana, o público pode curtir Primitivos SA (MPB/Samba) e o rapper Akuma, que contam com a orientação do compositor e baixista Paulo Bira.
Quando: Quinta-feira (17), às 16h30
Onde: Fábrica de Cultura Jaçanã | Rua Raimundo Eduardo da Silva, nº 138
Quanto: Gratuito
Fone para contato: (11) 2249-8010
Banda de heavy metal dos anos 1980, a Vodu volta aos shows depois de 30 anos longe dos palcos. Nesse retorno, a banda contará com uma formação inédita, trazendo músicos novos e integrantes remanescentes da primeira formação.
Quando: Sábado (19), às 16h30
Onde: Casa de Cultura Tremembé, Av. Maria Amália Lopes de Azevedo, 190
Quanto: Gratuito
ZONA SUL
2° Edição Africa Attack Sistema de Som – Parelheiros
A segunda edição do festival movimenta a zona sul de São Paulo neste fim de semana com a cultura das caixas de som (movimento que inspirou o rap e é um dos que dão origem ao hip hop). Vai rolar o som da África Attack Sistema de Som e Verdadeiros Sound System. A Brutal Sound System é convidada especial.
Quando: Domingo (20), às 14h
Onde: R. Virgínia Modesto, 624
Quanto: Gratuito
Começa neste fim de semana a 12ª Mostra Cultural da Cooperifa, evento lítero-artístico realizado em celebração do 18ª aniversário do Sarau da Cooperifa. A abertura do evento será com o show de Maria Gadú, que comemora 20 anos de carreira.
Quando: Sábado (19), às 20h
Onde: Sesc Campo Limpo, Rua N.S. do Bom Conselho, 120.
Quanto: Gratuito
ZONA LESTE
Feira Afro Meninas Mahin – A.E. Carvalho
O Coletivo Meninas Mahin realiza mais uma edição da Feira Afro Meninas Mahin, com tendas de produtos artesanais, brincos, acessórios, tecidos e vestuários que valorizam a cultura afro-brasileira e africana. As empreendedoras levam para o público oficinas de turbante e tranças nagô.
Quando: Sábado (19), às 10h
Onde: Coletivo Meninas Mahin, Praça das Professoras, S/N
Quanto: Gratuito
Slam Fluxo (Final 2019) – Ermelino Matarazzo
O último slam do ano marca o lançamento do livro: “Slam Fluxo – Apologia Marginal”. Vai rolar a batalha e também terá fluxo com Mc Beká e DJ Niih. Participação especial do poeta Claudio Jr., do Acre.
Quando: Sábado (19), às 19h
Onde: Ocupação Cultural Mateus Santos, Av. Paranaguá, 1633
Quanto: Gratuito
ZONA OESTE
Brasil Terreiro – Jd. Peri – Peri
O espetáculo ‘Brasil Terreiro’ traz danças do Bumba meu Boi como o Lelê, o Cacuriá, o Tambor de Crioula, além do próprio auto do Boi. A peça mostra desde o nascimento do folguedo na África até a chegada dos indígenas e a influência na dança.
Quando: Sexta (18), às 18h e Sábado (19), às 12h
Onde: Cas de Cultura do Butantã, Av. Junta Mizumoto, 13
Quanto: Gratuito
Entre jogos e traquinices, Bagã faz da cena o seu quintal, entrega-se e interage com o público, sente necessidade de brincar com o outro, convidando os espectadores a se envolverem em travessuras. A peça teatral aposta na essência cômica e no aspecto sarcástico.
Quando: Quinta-feira (17), às 20h30
Onde: Encena Cia de Teatro SP, R. Sargento Estanislau Custódio, 130
Quanto: Gratuito
ZONA NOROESTE
O Sarau Segunda Negra promete uma mistura de punk, reggae, rap, samba, blues, bêbados, professores, ativistas, literatura marginal e resistência. A ambição é continuar todas as segundas com o espaço aberto para quem quiser se expressar. “Não perca sua segunda feira, encosta no Sarau Segunda Negra”.
Quando: Segunda-feira (21), às 19h30
Onde: Espaço Cultural Libertário Fofão Rock N Bar, Estr. de Taipas, 3827
Quanto: Gratuito
CENTRO
1˚ Festival do samba e suas raízes – Barra Funda
A organização do evento convida os apaixonados pelo samba a viajar no tempo com as tradicionais rodas de samba de raiz celebrando a cultura popular brasileira.
Quando: Sábado e Domingo (19 e 20), às 9h
Onde: Parque da Água Branca, Av. Francisco Matarazzo, 455
Quanto: Gratuito
Rolê Pretinhosas (edição Erês) – Santa Cecília
A ideia desta edição é fazer com que as mães possam ter um momento de atividade, brincadeiras e interação com os filhos. Haverá feira de trocas de roupas visando o consumo consciente, sustentabilidade e criatividade, além de livros para incentivar a leitura.
A cantora Lívia Golden, a dançarina Ciça Coutinho, e o grupo Sopros de Ayó participam do evento.
Quando: Domingo (20), às 16h
Onde: Aparelha Luzia, R. Apa, 78
Quanto: Gratuito
GRANDE SÃO PAULO
O Viva Nordeste nasceu da necessidade de homenagear e valorizar o povo nordestino. Com música ao vivo e para toda a família. O grupo organiza a festa com ajuda de moradores e abriu uma vaquinha para manter o evento.
Quando: Sábado (19), às 13
Onde: R. São Francisco de Assis, 224 – Centro
Quanto: Gratuito
Oktoberfest com Buzina e Mocotó – Guarulhos
A quarta edição do Donna Gourmet especial Oktobertruck está chegando e com ele os melhores trucks do Brasil, além é claro de uma vasta opção de cervejas artesanais, música ao vivo, espaço kids. O restaurante Mocotó terá um food truck no evento. Shows com a Banda Selfie e Queen Cover e outras atrações.
Quando: Sexta, sábado e domingo (18, 19 e 20), às 12h
Onde: Pça IV Centenário, S/N
Quanto: Gratuito
Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]