APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Prefeitura Regional do Itaim Paulista recebe indicações de ‘ruas de lazer’

Projeto permite o fechamento de vias públicas da cidade de São Paulo, aos domingos e feriados, para atividades recreativas e esportivas

Image

Por: Redação

Publicado em 24.07.2018 | 14:49 | Alterado em 24.07.2018 | 14:49

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

Atualmente a rua Erva Cigana, no Itaim Paulista, é a única na regional fechada para o lazer (Eduardo Silva/32xSP)

Lei desde 1996, o projeto Ruas de Lazer reúne vias públicas destinadas a atividades recreativas e esportivas na cidade de São Paulo, sempre aos domingos e feriados.

Em 2014, após ser identificado que muitos dos mais de mil endereços cadastrados no município eram utilizados de maneira irregular, a Prefeitura de São Paulo criou um decreto que estabeleceu novas regras para o fechamento das ruas.

Na zona leste da capital, a regional do Itaim Paulista, composta pelos distritos de Itaim e Vila Curuçá, retirou as placas de identificação das áreas de lazer que receberam reclamações de uso irregular para a realização de festas de aniversário ou bailes funks.

Atualmente apenas a rua Erva Cigana funciona como via de lazer bairro Jardim dos Ipês, no Itaim Paulista.

LEIA MAIS
Periferia da cidade tem mais ruas destinadas ao lazer do que o centro
Sem nenhuma ‘rua aberta’, sobram poucas opções de lazer em São Mateus

De acordo com o Mapa da Desigualdade, o distrito do Itaim Paulista tem apenas cinco equipamentos esportivos para uma população de 231.474 habitantes. Na Vila Curuçá, o número é de sete equipamentos (piscinas, quadras, ginásios, pistas de atletismo etc.) para 151.894 pessoas.

Para criar novas áreas de lazer em vias públicas da região, a prefeitura regional do Itaim Paulista iniciou, neste mês de julho, uma campanha para receber indicações de endereços que possam fazer parte do projeto.

Os interessados podem procurar a Supervisão de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura Regional (localizada na Avenida Marechal Tito, 3012) ou entrar em contato pelo telefone 2561-6064 (ramal 2008).

Além de indicar a via, também deve ser entregue um abaixo-assinado contendo a assinatura de, no mínimo, 80% dos moradores do trecho escolhido. Cada residência corresponde a uma assinatura.

Recebido o requerimento, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vistoriará o local no prazo de sete dias para verificar se a rua se enquadra nos requisitos estabelecidos no decreto nº 55.684, de 2014.

O QUE É UMA RUA DE LAZER?

Pode ser considerada rua de lazer, uma via pública com trânsito de veículos de baixa intensidade, incluindo o entorno de praças e largos, e que não possua hospitais, prontos-socorros, igrejas, restaurantes, comércios ou linhas regulares de ônibus.

O fechamento da via é permitido das 10h às 16h (antes da regulamentação em 2014, o horário compreendido era entre 9h e 17h).

Nessas áreas podem ser desenvolvidas atividades lúdico-recreativas, como jogos, brincadeiras, gincanas, apresentações teatrais e contação de histórias, e atividades lúdico-esportivas, como futebol, vôlei, basquetebol e demais modalidades esportivas adaptadas.

Durante o seu funcionamento fica proibido o trânsito de veículos no local, exceto daqueles pertencentes aos moradores dos lotes vizinhos à área delimitada, e a emissão de ruídos sonoros provenientes de aparelhos de som instalados em veículos automotores estacionados.

Operação Sono Tranquilo: pancadões diminuem, mas conflitos crescem

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE