O Capão Redondo, como outros distritos periféricos, sofre com a falta de ecopontos; veja como e onde descartar seu lixo reciclável
Léu Britto/Agência Mural
Por: Redação
Notícia
Publicado em 03.09.2025 | 17:00 | Alterado em 03.09.2025 | 17:05
O descarte ideal de lixo é uma atitude fundamental para a preservação e cuidado do meio ambiente na sua quebrada. Mas sempre rolam dúvidas sobre como descartar lixo reciclável. Onde ficam os locais de descarte de lixo? Quais tipos de lixo eu posso levar?
Para resolver o problema, o poder público municipal disponibiliza os PEVs (Pontos de Entrega de Recicláveis), mais conhecidos como Ecopontos. Materiais como plástico, papel, vidro, podas de árvores, baterias e entulho podem ser descartados nos ecopontos espalhados pela cidade.
Na capital paulista, os PEVs são contêineres para descarte de resíduos recicláveis secos, distribuídos em locais públicos da cidade. Os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h.
O Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, como outras periferias, é pouco atendido pelo serviço. Há somente dois ecopontos para seus 270 mil moradores, o que equivale a 0,2 pontos de descarte por habitante.
O índice fica muito abaixo que a média da capital paulista (0,57) e dos primeiros colocados: Barra Funda (4,22), Alto de Pinheiros (2,72), República (2,42) e Socorro (2,24), segundo os dados do Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo.
Móveis; resíduos vegetais e poda de árvores; resíduos recicláveis secos; colchões; madeiras; eletrônicos em geral; eletrodomésticos linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar roupa, condicionadores de ar, fornos micro-ondas); e resíduos da construção civil (ensacados e limitado a 1m³ por CPF).
Pneus; gesso; resíduos que ofereçam riscos de infecções, como agulhas e injeções; animais mortos; resíduos biológicos (como curativos, luvas, máscaras); materiais de amianto; lâmpadas; e lixo orgânico.
Endereço: Travessa Rosifloras, 301, Conjunto Habitacional Instituto Adventista
Funcionamento: De segunda à sábado, das 6h às 22h. Aos domingos e feriados das 6h às 18h
Endereço: Avenida Doutor Salvador Rocco, 261 (em frente a Rua Antônio Cânon)
Atendimento: De segunda à sábado, das 6h às 22h. Aos domingos e feriados das 6h às 18h
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]