O local ainda contará com um museu aerosespacial que terá em seu acervo aviões da FAB, do museu Santos Dumont e do extinto museu da TAM
Por: Redação
Publicado em 10.08.2017 | 16:43 | Alterado em 10.08.2017 | 16:43
Na última segunda-feira (7), o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) e o presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB) oficializaram um acordo para transformar parte do terreno do aeroporto Campo de Marte, situado em Santana, zona norte da cidade, em um parque municipal. O local ainda contará com um museu aerosespacial que terá em seu acervo aviões da FAB, do museu Santos Dumont e do extinto museu da TAM.
A área possui um trecho preservado de Mata Atlântica cortado por um córrego, um terreno de apoio ao sambódromo e seis campos de futebol usados por clubes amadores. Segundo Gilberto Natalini, secretário do Verde e do Meio Ambiente, o parque será construído na parte já desmatada, sem avançar sobre o trecho de mata e sobre os campos.
Segundo Doria, essa é a primeira etapa de um projeto que ainda vai envolver a desativação da pista de aviação e a retirada dos hangares, onde as aeronaves ficam estacionadas. Ainda de acordo com o prefeito, a unidade do Águia, da Polícia Militar de São Paulo, continuará no local. Sobre a área do aeroporto, quando incorporada, ela será utilizada para a ampliação do parque. O prefeito acredita que até o final do seu mandato, em 2020, a primeira etapa já estará finalizada.
Administrado pela Infraero, que também detém 46% da área total do Campo de Marte, o aeroporto foi o primeiro terminal aeroportuário de São Paulo. Atualmente não conta com aviões comerciais regulares, mas somente helicópteros e aviões de pequeno porte. Possui a maior frota de helicópteros do mundo, superando inclusive a de Nova York, nos Estados Unidos.
O distrito de Santana possui dois parques: o da Juventude, no bairro de Santana, e o Domingos Luís, no bairro Jardim São Paulo. A região é administrada pela Prefeitura Regional de Santana/ Tucuruvi, junto com Tucuruvi e Mandaqui.
*com informações do jornal Folha de S. Paulo
Foto: Peter Louiz
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]