APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Matheus Oliveira/Agência Mural

Por: Matheus Oliveira

Notícia

Publicado em 13.09.2023 | 18:18 | Alterado em 14.09.2023 | 15:51

Tempo de leitura: 3 min(s)

São Mateus, na zona leste de São Paulo, viveu uma noite de Hollywood no último dia 2 de setembro. Lembrando o estilo do Oscar, havia tapete vermelho, convidados em trajes de gala, apresentações musicais. Tudo montado para premiar os ‘Melhores do ano de São Mateus’.

Os moradores votaram e escolheram 15 profissionais que se destacaram nas seguintes categorias: Barbearias, Tatuadores, Cuidados Femininos, Bar/Restaurante, MC Funk, Banda, Cantoras, Loja, Vendedor, Educador, Personal/Artes Marciais, Atleta, Fotografia, Influencer e ONG.

Criado pelos administradores da página São Mateus Mil Grau, o evento reuniu cerca de 500 pessoas no teatro Caritas, no centro do bairro de São Mateus. Entre as ganhadoras da noite está Teresa de Morais, 53, dona do Boteco da Villa. O bar, localizado no bairro Jardim Santo André, foi eleito o melhor estabelecimento na categoria bar/restaurante.

A proprietária do Boteco da Villa, Teresa de Morais, vê no prêmio um reconhecimento pelo trabalho após anos de pandemia @Matheus Oliveira/Agência Mural

Para Teresa o prêmio coroa a resiliência dos empreendedores periféricos. “Apesar da pandemia [de Covid-19] conseguimos estar aqui hoje e levar a categoria bar. Muitos fecharam as portas e a gente conseguiu manter as nossas portas abertas, não foi fácil”, afirma.

Os ganhadores do Melhores do ano de São Mateus levaram um troféu para casa e uma placa de felicitações.

A cabeleireira Raquel Maciel conquistou a categoria de cuidados femininos. Para ela o prêmio é uma forma de ampliar o reconhecimento dos profissionais. “Aqui tem uma uma porrada de gente muito talentosa que às vezes não tem uma visibilidade”, argumenta.

Desde 2021, Raquel trabalha com corte e procedimentos em cabelos naturais em um salão no bairro de São Mateus. A paixão pelo local também é incentivada pela premiação.

“Quem mora em São Mateus não quer sair de São Mateus, porque aqui tem essa união principalmente da São Mateus Mil Grau que ajudou a reunir cada vez mais as pessoas que estão aqui para se conhecer e criar essa força”, pondera Raquel.

O trabalho com cabelos naturais, crespos e cacheados, levou a cabeleireira Raquel Maciel a conquistar o prêmio na categoria cuidados femininos @Matheus Oliveira/Agência Mural

Os administradores da página São Mateus Mil Grau, André Abib e Lucas Ferreira, levaram cinco meses para realizar o evento. A ideia veio a partir da participação em eventos corporativos de grupos empresariais.

“Quando aquele profissional da quebrada vai receber uma homenagem de um desses grupos? Porque a gente vê que essas premiações são sempre de grupos muito fechados”

Lucas Ferreira, um dos criadores da página São Mateus Mil Grau

A maior dificuldade da dupla foi realizar as votações, organizar o evento e buscar parcerias para que tudo acontecesse. Segundo André, foram cerca de 60 mil votos na primeira votação para selecionar os finalistas, por meio de marcações no Instagram, e 7,5 mil votos para a seleção dos ganhadores, por meio de formulários online.

“Foi um exército de duas pessoas, apesar de tanta gente que nos ajudou hoje”, diz André. A organização durou cinco meses e no começo poucos acreditavam na realização do evento. “Fizemos a maior parte das coisas sozinho, só eu e ele acreditava”, recorda André.

Administradores da página São Mateus Mil Grau, André e Lucas organizaram o evento e fizeram a votação por meio do instagram @Matheus Oliveira/Agência Mural

A celebração contou com a shows de Bea Valero e do Grupo Imã, ganhadores das categorias cantora e banda e a presença de figuras do bairro como a produtora artística Luana Pessoa e do ator Fernando Macário.

Também foi homenageado o campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo, assassinado em 2022 por um tenente da polícia militar em uma festa na zona sul de São Paulo. Leandro nasceu em São Mateus e hoje sua mãe administra uma organização que dá aula de jiu-jitsu para crianças na Vila Prudente.

Mesmo com a emoção, os vencedores saíram felizes da noite e os organizadores também. “É algo muito gratificante trazer o bem, trazer reconhecimento pro próximo, acredito que não tem dinheiro que paga. Não tem nada mais gratificante do que a gente poder proporcionar coisas boas ao próximo. É isso o que soa muito forte no meu coração”, afirma Lucas.

Para André, a importância do evento está em evidenciar a capacidade dos profissionais de quebrada. “São Mateus é isso: gente capaz, que faz diferença na comunidade”, enfatiza.

Confira os escolhidos em cada categoria dos Melhores do Ano em São Mateus

1

Banda / Grupo Musical: Grupo Ima

2

Cantora Bea Valero

3

Cuidados femininos: M RAQUEL HAIR

4

Fotografia / Vídeo Blenda Amarilis Fotografia

5

Influencer Sarah

6

Bar / Restaurante / Adega: Butecodavilla

7

Loja Virtual / Física Lucy confeitaria artesanal

8

MC Funk MC Pedro Ryan

9

ONGs / Ações Comunitárias Paulo Martins – ONG Nosso Espaço

10

Personal / Prof Artes Marciais TEAM GUERRA

11

Professor / Educador Danilo Príncipe

12

Tatuador Makiado Tattoo

13

Vendedor Shirley perfumaria

14

Barbearias Barbearia lós Brothers

15

Jogador Atleta Grabriel Rios

receba o melhor da mural no seu e-mail

Matheus Oliveira

Jornalista, educomunicador e correspondente de São Mateus desde 2017. Amante de histórias e de gente. Olhar sempre voltado para o horizonte, afinal, o sol nasce à leste.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

ERRAMOS

14.09.2023O evento foi em 2 de setembro e não em 26 de agosto, como publicado inicialmente

PUBLICIDADE