APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Magno Borges/ Agência Mural

Por: Jacqueline Maria da Silva

Notícia

Publicado em 22.09.2023 | 13:39 | Alterado em 22.09.2023 | 13:40

Tempo de leitura: 2 min(s)

A conjuntura sócio econômica do país pode afetar a saúde mental ou agravar problemas das pessoas mais pobres. Isso porque essa população, que compõe grande parte dos moradores das periferias, vivencia situações de desigualdades e falta de acesso à direitos básicos, como educação, segurança, e até alimentação. É o que defende o psicólogo Luiz Henrique Santana, 25 de Itaquera, zona leste de São Paulo.

“O indivíduo vive ‘como dá’ e vai deixando de lado sua autonomia e suas vontades”, diz, lembrando que um cenário de privações acaba interferindo em como a pessoa se enxerga no mundo e nas perspectivas futuras que ela constrói para a vida.

É comum a sensação de não ser contemplado por “conquistas” ou de não acessar direito, como emprego ou moradia. Segundo Santana, isso acaba gerando um processo de culpabilização ou percepção de não merecimento, a famosa Síndrome do Impostor, que pode caminhar para um processo de adoecimento psicológico.

O acesso à saúde pública é outro ponto de atenção. As Unidades Básicas de Saúde(UBSs) e os Centro de Apoio Psicossocial (CAPs) oferecem acolhimento e grupos terapêuticos, mas devido a demanda, não suportam o atendimento individual prolongado, necessário para muitas pessoas.

Magno Borges/ Agência Mural

Magno Borges/ Agência Mural

Magno Borges/ Agência Mural

Magno Borges/ Agência Mural

Magno Borges/ Agência Mural

Onde buscar atendimento?

Na UBS do seu bairro: é possível marcar uma consulta com o médico generalista para que ele descarte outros problemas de saúde. Se necessário, ele encaminhará o paciente para um especialista em saúde mental, como psicólogo ou psiquiatra da UBS.

No CAPS da sua região: esse serviço é público, gratuito e para todos os que necessitem. É possível acessá-lo caso perceba sintomas que têm relação com quadros psíquicos.

Nas clínicas escolas: em geral, as universidades com curso de psicologia oferecem atendimento psicológico gratuito ou com baixo custo.

Evidências da relação entre vulnerabilidade e saúde mental

1

Um estudo publicado em 2021, em uma revista científica europeia, mostrou que que crianças em situação de pobreza têm maior propensão de desenvolver transtornos mentais na vida adulta pela exposição a fatores estressantes. A pesquisa foi feita com crianças brasileiras em idade escolar, que foram acompanhadas por sete anos pelos pesquisadores.

2

A pesquisa “Associação entre pobreza e transtornos mentais no brasil: revisão integrativa entre os anos 2011-2022“, levantou diversos estudos que revelaram a relação entre a baixa renda e desenvovimento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade e até ideação suícida, sobretudo em pessoas do sexo feminino, afrodescendentes e indígenas.

3

O último Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que questões estruturais e sociais impactam tanto quanto as orgânicas no surgimento de doenças mentais. Ao passo que uma boa estrutura social, como acesso a serviços, justiça social, igualdade de gênero, segurança econômica, boa nutrição, rede de apoio e até espaço verde são fatores de proteção.

report_for_the_world

Esta reportagem foi produzida com apoio daReport For The World

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jacqueline Maria da Silva

Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE