APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Sé é o distrito com menor atendimento de crianças em creche desde 2014

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, um dos obstáculos para a instalação de creches na região é a dificuldade para alugar imóveis novos

Image

Por: Redação

Publicado em 05.10.2016 | 15:17 | Alterado em 05.10.2016 | 15:17

Tempo de leitura: 2 min(s)

Após mais de trinta anos morando na zona leste de São Paulo, o vendedor Luciano Nascimento, 33, precisou mudar-se para a Sé, no centro da cidade. Aproveitou o novo emprego em uma loja de calçados da região e alugou um apartamento para morar com sua noiva Jaqueline e seu filho Joaquim Gabriel.  Luciano, porém, não esperava passar por tantas dificuldades para conseguir uma vaga em creche para seu filho de dois anos. Desde a mudança, há cerca de oito meses, o vendedor aguarda em uma fila que parece não andar.

E, se os dados da Secretaria Municipal de Educação, obtidos através da Lei de Acesso Informação, e divulgados pela imprensa, estiverem corretos, a criança ainda precisará aguardar, pelo menos, mais quatro meses para poder ingressar na rede de educação infantil.

O distrito da Sé possui um dos maiores tempos de espera para se conseguir vagas em creches. Na faixa etária de Joaquim Gabriel, a demora pode levar até 407 dias (cerca de um ano e onze dias), perdendo apenas para Tatuapé (463 dias) e Vila Andrade (408 dias).

O Observatório Cidadão, da Rede Nossa São Paulo, aponta ainda que, desde 2014, a Sé é o distrito com menor atendimento de crianças em creche, posição que já havia ocupado nos anos de 2009, 2010 e 2011.

“Achei que seria o contrário, que seria mais fácil, já que agora estou morando no centro. Mas está mais difícil arranjar [vaga em creche] aqui do que lá no [Parque do] Carmo [onde morava]”, afirma Luciano.

O vendedor, que esperava economizar dinheiro e tempo em seus longos deslocamento do centro para a zona leste, conta que está gastando mais agora do que antes, já que, além do aluguel mais alto, precisa desembolsar R$ 500 por mês para que uma vizinha cuide da criança enquanto o casal trabalha.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os maiores obstáculos para a instalação de creches na região são a dificuldade para alugar imóveis novos, pois a grande maioria está em péssimo estado de conservação; o grande número de prédios tombados como patrimônio público; e a predominância de edifícios comerciais, que exigem um grande esforço e gasto com adequações para serem utilizados como creches. Além disso, a prefeitura culpa a especulação imobiliária pelos altos custos para desapropriações.

Ainda assim, informou a secretaria em nota, a região da subprefeitura da Sé, que compreende os distritos da Liberdade, República, Bela Vista, Sé, Bom Retiro, Consolação, Cambuci e Santa Cecília, possui 44 creches, que garantem o atendimento a 6.048 crianças.
Apesar de o lema da Secretaria Municipal de Educação ser o de não deixar nenhuma criança fora da escola, ainda há cerca de cem mil crianças aguardando vagas em creches na cidade.

De acordo com o site Planeja Sampa, entre janeiro de 2013 e o final de agosto de 2016, 410 novas unidades foram construídas em toda a cidade.

Foto: Fabio Arantes/Secom

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE