A seleção de São Paulo venceu Goiás nos pênaltis, após o empate por 0 a 0 no tempo normal, e conquistou o troféu Jair da Matta da edição nacional da Taça das Favelas, o Favelão, no masculino. Danilinho, o camisa 10 do Jardim Ibirapuera, fez o gol da cobrança decisiva que deu o título da primeira edição do torneio aos paulistas.
A decisão foi neste sábado (19), na Arena Barueri, na Grande São Paulo, e foi realizada depois da decisão feminina, quando o Rio de Janeiro venceu a equipe paulista.
O jogo foi equilibrado e teve poucas finalizações para ambos os lados. Apesar dos goleiros trabalharem pouco, foi a seleção goiana que chegou mais vezes com perigo ao gol adversário.
O desempenho da seleção de São Paulo não agradava ao técnico Arnaldo Pastel, também do Jardim Ibirapuera, que fez sete substituições na equipe até a metade do segundo tempo. Na Taça das Favelas, não há limite de substituições.
Apesar disso, o panorama não mudou na etapa final e o jogo terminou empatado. Nos pênaltis, Miquéias, do Parque Santo Antônio, pegou uma cobrança, enquanto os paulistas acertaram todos os chutes, vencendo por 5 a 4.
São Paulo foi campeão invicto do Favelão. Na fase de grupos, a equipe venceu as seleções de Sergipe e Brasília e empatou contra o Paraná. Na semifinal, eliminou o Ceará por 2 a 0.
Os atletas que disputam o Favelão foram selecionados em peneiras realizadas em cada estado participante com quem jogou a Taça das Favelas deste ano. Em São Paulo, o Paraisópolis, pelo feminino, e o Jardim Ibirapuera, no masculino, times da zona sul, conquistaram os títulos e tiveram atletas inscritos para disputar o torneio nacional.