APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Tatuagens com nomes de bairros viram símbolo de orgulho nas quebradas

Moradores de São Mateus e de outras quebradas da zona leste mostram orgulho das origens com símbolos na própria pele

Já pensou em colocar na pele o nome do seu bairro ou da sua cidade? É o que fizeram alguns moradores das periferias de São Paulo e da Grande São Paulo e que fizeram da tatuagem um símbolo de bairrismo.

“Bairrista” é um adjetivo informal usado para definir moradores das periferias que não apenas habitam o local onde vivem, mas o sentem profundamente, respiram o bairro e carregam com orgulho essa origem.

Um grande exemplo de bairrista foi Danylo Paulo, nascido e criado nos distritos que compõem a Subprefeitura de São Mateus.

Articulador da cultura local, ele levava tatuado na cabeça o lema “São Mateus pra vida”, acompanhado do mapa dos três distritos da subprefeitura: Iguatemi, São Rafael e São Mateus.

Danylo faleceu em 2024. Embora não esteja mais entre nós, sua dedicação ao bairro continua inspirando outros moradores a também eternizarem, na pele, o nome dos lugares de onde vieram.

Rafaela Monteiro

Jornalista, cria do Conquix (São Mateus). Tagarela que está sempre em busca de tornar a comunicação acessível e gostosa de consumir. Correspondente desde 2025.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.