APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Wilson Dias, Agência Brasil

Por: Jacqueline Maria da Silva

Notícia

Publicado em 22.02.2024 | 17:35 | Alterado em 05.03.2024 | 17:35

Tempo de leitura: 1 min(s)

A vida dos jovens periféricos é atravessada por política, mas há quem diga que eles não se interessam pelo tema. Porém, cada vez mais as juventudes das quebradas tomam lugar em movimentos sociais, coletivos, partidos e até em cargos políticos para fazer valer seus ideais. É importante também que eles estejam presentes nas urnas e, para isso, é necessário tirar o título de eleitor a tempo.

O total de eleitores no Brasil cresceu 6,1% entre 2018 e 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. O país tem 156 mil pessoas aptas a votar, 4,19% delas com idades entre 16 e 19 anos (6,54 milhões). O número, porém, está abaixo do percentual da população do país na faixa etária entre 15 e 19 anos (7%).

Que tal ajudar a aumentar estas estatísticas, ocupar o seu lugar nas urnas e contribuir para definir as eleições de 2024? O prazo para tirar e regularizar o título de eleitor vai até 8 de maio. Confira como não ficar de fora deste evento tão importante para a democracia:

Guia das eleições 2024

Quem vai concorrer às eleições 2024?

Em 2024, os eleitores vão escolher vereadores e prefeito dos municípios brasileiros.

Quando será a votação?

O primeiro turno será em 6 de outubro e o segundo turno em 27 de outubro, nas cidades onde os candidatos ao Executivo municipal não recebam mais de 50% dos votos.

Qual o prazo para tirar o título de eleitor?

A data limite para cadastrar, atualizar e regularizar o título eleitoral é 8 de maio de 2024.

Se eu perder o prazo, ainda posso tirar o título?

Pode. É possível emitir o documento em qualquer época do ano. Contudo, quem tirar ou regularizar o documento após 8 de maio, só poderá votar a partir da eleição de 2026, que será nacional e estaduais.

Quem pode tirar o título de eleitor?

O documento pode ser emitido para todos os brasileiros que completem 16 anos antes do primeiro turno (6 de outubro).

Como tirar meu título de eleitor?

Existem duas formas de emitir o documento: 

  • Pela internet por meio do “Autoatendimento- Título Net”, serviço do site do Tribunal Regional Eleitoral. O próprio TSE faz a checagem e gera o documento pela plataforma em um prazo de cinco dias úteis

Presencialmente no Poupatempo da sua região, desde que com hora marcada (agende aqui). O documento fica pronto no mesmo dia.

Quais os documentos necessários para tirar o título?

Tanto na emissão pela internet quanto presencial são necessários: documento de identificação com foto (RG, carteira de motorista e carteira profissional, por exemplo) ou Certidão de Nascimento ou de Casamento; e comprovante de residência dos últimos três meses em nome do futuro eleitor ou do responsável. É necessário comprovar o parentesco com documento do responsável.

E no dia da votação, o que eu devo fazer?

É só comparecer ao seu local de votação com o título virtual (e-título) ou físico e um documento de identificação com foto.

Posso tirar o título apenas aos 18 anos?

Não, mas o jovem perde a chance de participar do processo de decisão eleitoral deste ano e ajudar a escolher um candidato que defenda propostas interessantes para o município onde vive.

Sou obrigado a votar? 

O voto não é obrigatório para quem tem 16 e 17 anos na data da eleição. Após os 18 anos, porém, é obrigatório ter o título de eleitor e votar. O documento, inclusive, é necessário para ter acesso a outros direitos e benefícios, como tirar passaporte, fazer matrícula em instituições de ensino superior e assumir cargos públicos.

Tinha 18 anos na última eleição e não votei. O que fazer?

Quem não puder votar no primeiro ou segundo turno precisa justificar a ausência em um colégio eleitoral no dia da votação. Quem não justificou na eleição passada precisa pagar uma multa à Justiça Eleitoral. O último cálculo foi previsto na Resolução do TSE  nº 23.659 de 2021 e determina o valor de até R$3,51.

report_for_the_world

Esta reportagem foi produzida com apoio da Report For The World

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jacqueline Maria da Silva

Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE