APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Único museu do Jaçanã/ Tremembé reabre as portas com novidades para 2017

A ideia para 2017 é que o Museu do Jaçanã preste uma homenagem a Sylvio Bittencourt, o seu fundador.

Image

Por: Redação

Publicado em 06.04.2017 | 14:48 | Alterado em 06.04.2017 | 14:48

Tempo de leitura: 3 min(s)

No último domingo (2), o Museu do Jaçanã reabriu para a visitação do público e uma das ideias para este ano é homenagear Sylvio Bittencourt, o fundador da associação que mantém o espaço desde 1983, mostrando a trajetória na criação do museu, as histórias e as lutas do antigo morador do Jaçanã por melhorias locais. Seu Sylvio faleceu no último 24 de fevereiro.

“Queremos fazer no meio do semestre uma exposição e um documentário sobre o seu Sylvio, contar a sua história como ativista cultural, o início do museu na garagem de casa… Ele pegava o trem, via esse terreno abandonado e foi insistindo com a Procuradoria Geral do Estado para que aqui fosse construído um museu. Além disso, esteve engajado na luta para trazer o metrô para a região”, informa a atual diretora da associação, Cláudia Machado, 52.

Cláudia já trabalhava com o fundador desde maio de 2015. Ela e a atual diretoria começaram a documentar e a catalogar os itens do espaço, buscando adequação aos atuais moldes de administração museal e cultural. “Temos 300 objetos catalogados, 244 peças de artesanato. Estão em processo de catalogação 1.500 fotografias, além da biblioteca de livros, vinis, vídeos e documentos”, diz.

Em novembro de 2016, o museu recebeu do Conpresp, órgão municipal de proteção ao patrimônio, o selo de Valor Cultural reconhecendo sua importância histórica. Além dele, outros 16 pontos da cidade de São Paulo, como cantinas, empórios e padarias também foram reconhecidos. “Acredito que o museu ficou aquém da grandeza que foi a ideia por ser o primeiro museu comunitário. Nunca recebemos verba pública, apesar de atender um volume de visitantes maior e mais representativo que alguns museus municipais de São Paulo”, explica Cláudia.

De acordo com o Observatório Cidadão, tanto a prefeitura regional Jaçanã/Tremembé, como o distrito do Jaçanã possuem índice zero de salas de cinema, salas de shows, concerto e teatro, centros culturais, casas e espaços de cultura e apenas um museu, número abaixo da média da cidade de São Paulo. Em contrapartida, a prefeitura regional da Sé possui 41 museus para10 mil habitantes.

No início de janeiro a diretora foi conhecer o atual prefeito regional da região Jaçanã/ Tremembé, Alexandre Pires, para saber os planos dele na área de cultura para a região.  “A gente ouviu dele nas entrelinhas que uma verba poderia ser direcionada para fazer três esculturas de bronze em uma praça do Jaçanã. Investir minimamente R$ 200 mil reais em três estátuas que não são significativas, não estão alinhadas com diálogo e acervo do Jaçanã, a menos de um metro da nossa porta! E a gente aqui contando moeda para fazer o minimamente possível”, desabafa. “Ele já falou com a população? Temos quase quatro mil visitantes aqui no museu”, questiona. Procurada, a prefeitura regional do Jaçanã/ Tremembé não entrou em contato com a reportagem.

O Museu do Jaçanã mantinha atividades culturais, como festas de rua no aniversário do Jaçanã, no Dia das Crianças, no Dia de São Cosme e Damião, e atividades museológicas. Mas, estas últimas eram feitas de forma informal e não atendiam a legislação e as normas específicas. “Ora era museu, ora era um ponto de cultura. A solução é sermos um ponto de cultura que possui um museu. É ponto de cultura que tem uma conversa com a comunidade e também é um museu de memória”, comenta a diretora.

O Museu do Jaçanã está localizado na rua Benjamin Pereira, 1021 – Jaçanã. O local funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Aos sábados das 14 às 17h terá apresentação do grupo musical “Seresteiros do Jaçanã”. O e-mail de contato é [email protected]

Outro lado

Após a publicação da reportagem, a prefeitura regional do Jaçanã/ Tremembé enviou uma nota ao 32xSP em que destaca o trabalho desempenhado por Sylvio Bittencourt e afirma que em momento algum mencionou valores para a instalação de estátuas na região. Confira na integra:

Em janeiro deste ano, o prefeito regional do Jaçanã/Tremembé, Alexandre Pires, recebeu em seu gabinete a sra. Claudia Machado, da Associação Museu Memória do Jaçanã. Na oportunidade, o prefeito regional ofereceu um espaço para organizar uma exposição com peças do Museu na sede da Prefeitura Regional. “Já tínhamos arrumado até um espaço para a exposição, uma vez que sempre respeitamos a história de luta do sr. Sylvio Bittencourt em prol do museu, mas a representante do museu não fez mais nenhum contato”, informou o prefeito regional.

Na reunião, Pires falou da intenção de promover uma Praça Temática “com esculturas sendo projetadas e executadas em parceria com a iniciativa privada”. E em momento algum o prefeito regional mencionou valores para esculpir um busto em homenagem a Adoniran Barbosa, ao Trem das Onze e ao Pássaro Jaçanã. “Sylvio Bittencourt foi um disseminador da cultura, o seu exemplo e determinação merecem todo respeito, ao mesmo tempo estimula as novas gerações na luta e preservação da história cultural do Jaçanã/Tremembé”, ressaltou o prefeito regional do Jaçanã/Tremembé, Alexandre Pires.

Foto: Aline Kátia Melo

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE