Ícone do site Agência Mural

Teste seus conhecimentos sobre a segurança das urnas eletrônicas

Existem várias formas de auditar o processo eleitoral brasileiro, antes, durante e após o pleito e a recontagem de votos é prevista no Código Eleitoral

Por: Jacqueline Maria da Silva

As eleições municipais de 2024 já estão dando o que falar e mais uma vez o assunto “segurança das urnas” volta para a pauta. Desde o pleito presidencial de 2018 uma onda de informações falsas sobre os equipamentos vêm ganhando espaço nas redes sociais. Mas o que é verdade e o que é mentira sobre as urnas brasileiras?

A Agência Mural já produziu diversos conteúdos sobre a segurança do processo eleitoral, em vídeos e no programa Papo Reto no Zap. Mas ano novo, eleições novas e dúvida continua: por que confiar nas urnas?

O coordenador de tecnologia eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, Rafael Azevedo, ajuda a responder a pergunta, junto com diversos artigos do órgão. Que tal testar seus conhecimentos? Não deixe de conferir sua pontuação:

Pontuação

Se você acertou entre 10 e 12 questões: Arrasou!! Você sabe tudo sobre urnas eletrônicas e não vai cair em fake news 

De 6 a 9 questões: Parabéns, está caminhando para explicar para o coleguinha porque o voto eletrônico é um meio confiável para a democracia.

Abaixo de 5 acertos: Não desanime! Depois das explicações, refaça o teste e vamos ver como se sai. O importante é sempre se basear em informações confiáveis.

*Com informações de entrevista com Rafael Azevedo, coordenador de tecnologia eleitoral, do site do Tribunal Regional Eleitoral, do TSE e Justiça Eleitoral

Esta reportagem foi produzida com apoio daReport For The World

Sair da versão mobile