APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Usuários do Hospital Tide Setúbal reclamam da demora no atendimento médico

Image

Por: Redação

Publicado em 25.04.2017 | 13:45 | Alterado em 25.04.2017 | 13:45

Tempo de leitura: 2 min(s)

Desde que o pronto-socorro do Hospital Santa Marcelina fechou as portas, em 2011, os milhares de pacientes atendidos no local foram forçados a buscar suporte em outros hospitais da região. O Tide Setúbal, em São Miguel Paulista, na zona leste, foi um dos que absorveram o contingente. Hoje, cerca de 1.000 pessoas circulam por dia pelos corredores da unidade hospitalar, que recebe gente de outros distritos da zona leste e de municípios vizinhos, como Guarulhos, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Guaianases. Isso tem provocado a superlotação do lugar.

Para a empregada doméstica Maria Silvana, 42, moradora de Guainases, a demora no atendimento, os equipamentos quebrados e a falta de estrutura complica ainda mais a situação no Tide Setúbal. “Já faz três horas que estou na espera do retorno de um ortopedista para ver o meu punho, que está aberto”, conta Maria, que esperava o atendimento na calçada, já que não encontrou nenhum ortopedista em sua região.

O pronto-socorro do hospital, que tem 50 anos de atividade, foi construído para atender uma população que na época era de 150.000 habitantes. Hoje em dia, ele serve a uma população de 400.000 pessoas vindas somente de São Miguel Paulista.

Ao 32xSP, o diretor administrativo do Tide Setúbal, Horácio Bonassi, afirma que o que causa a superlotação é o fato do hospital ser o único da região com uma AMA (Atendimento Médico Ambulatorial) hospitalar anexo. Segundo o diretor, inicialmente, o projeto da Secretária Municipal da Saúde era que ela ficasse ali por quatro meses, mas já passaram cinco anos. Bonassi complementa que uma das principais medidas a serem feitas é a retirada imediatamente do AMA hospitalar de dentro do espaço.

Para organizar o atendimento, a administração utiliza como ferramenta de trabalho a classificação de risco nos serviços de urgência e emergência. Em atendimentos imediatos são colocadas pulseiras laranja ou vermelha. A azul, a verde, e a amarela servem para consultas que não requerem tanta urgência.

Embora o Tide Setúbal possua 198 leitos e 22 leitos de retaguarda, a falta de verba parlamentar é uma das reclamações apontadas pela diretoria do hospital. Com um número alto de atendimentos por dia, Bonassi percebeu que as refeições não têm sido o suficiente para os pacientes internados. “Percebemos diariamente que algumas pessoas têm vindo até o hospital apenas para fazer uma refeição por dia”, complementa.

De acordo com a pesquisa Irbem (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), divulgada em janeiro deste ano, a área da saúde teve uma das piores avaliações. Em uma escala de 1 a 10, a nota média dada pelos paulistanos foi de 3,2.

Foto: Danielle Lobato

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE