APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Veja como receber a terceira parcela do auxílio emergencial

Para quem está no programa Bolsa Família, calendário de pagamento começou na quarta-feira (17); prazo para outros beneficiários ainda não foi informado

Image

Divulgação

Por: Lucas Veloso

Notícia

Publicado em 18.06.2020 | 12:14 | Alterado em 12.08.2020 | 18:19

RESUMO

Para quem está no programa Bolsa Família, calendário de pagamento começou na quarta-feira (17); prazo para dos outros beneficiários ainda não foi informado

Tempo de leitura: 2 min(s)

A CEF (Caixa Econômica Federal) iniciou em junho o pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial. Inicialmente, o programa destinado às famílias por conta da pandemia da Covid-19 começou o pagamento para cadastrados no Programa Bolsa Família que terminou em 30 de junho.

No final de junho, houve o início do pagamento para quem recebe via poupança digital e, a partir de 18 de julho, terá início para aqueles que pretendem sacar nas agências bancárias. 

O pagamento do benefício, com valores de R$ 600 a R$ 1.200, obedece ao calendário habitual do programa, que se estenderá pelo mês de julho.

PAGAMENTO VIA POUPANÇA DIGITAL

">Terceira parcela – depósito em poupança digital
">Mês de nascimento ">Depósito do benefício
">janeiro
e fevereiro
">27 de junho
">março
e abril
">30 de junho
">maio
e junho
">1º de julho
">julho
e agosto
">2 de julho
">setembro
e outubro
">3 de julho
">novembro
e dezembro
">4 de julho

No caso de quem tem sacado o valor presencialmente, a previsão é que o pagamento comece em 18 de julho e vá até 19 de setembro.

Os pagamentos, nesse caso, mais uma vez seguirão as datas de aniversário de cada um dos contribuintes.

PAGAMENTO VIA SAQUE PRESENCIAL NA AGÊNCIA


Porém,
a complexidade da operação tem impedido o acesso. Um levantamento da Rede de Pesquisa Solidária, que reúne pesquisadores focados na melhoria das políticas públicas, apurou que cerca de 7,4 milhões de beneficiários do auxílio social não têm acesso à internet.

Desde o começo da pandemia, a Agência Mural ouviu moradores que enfrentam problemas para conseguir direito ao auxílio, criado por conta da pandemia da Covid-19. Com a necessidade do isolamento social, moradores perderam renda e têm enfrentado dificuldades. 

Entre as pessoas que se cadastraram, a demora para passar pela fase de análise foi um dos obstáculos, além de não conseguir completar o cadastro do Caixa Tem. Por conta disso, muitos recorreram às filas do banco para conseguir o benefício, mesmo sem o código do aplicativo.

Image

Aplicativo da Caixa Econômica é utilizado para solicitar o benefício @Divulgação

PRIMEIRA PARCELA ATRASADA

Nesta terça-feira (16), a Caixa começou o crédito na poupança digital da primeira parcela do auxílio emergencial do Governo Federal para cerca de 2,4 milhões de beneficiários nascidos de janeiro a junho. 

De acordo com informações oficiais, na quarta-feira (17), o banco disponibiliza o valor para cerca de 2,5 milhões de beneficiários nascidos de julho a dezembro. 

Os beneficiários que optarem por sacar o benefício em espécie deverão seguir o calendário escalonado por mês de aniversário que começa no dia 6 de julho. 

Nas datas indicadas, o eventual saldo existente será transferido automaticamente para a conta que o beneficiário indicou, sendo poupança da Caixa ou conta em outro banco.

Segundo o banco, os beneficiários podem consultar se o cadastro foi aprovado pelos canais oficiais como o site e aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial. 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Lucas Veloso

Jornalista, cofundador e correspondente de Guaianases desde 2014.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE