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Veja em qual situação você deve acionar a subprefeitura do seu bairro

Ao todo, a cidade de São Paulo conta com 32 subprefeituras, que são responsáveis por atender a reclamações ligadas a obras e serviços

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Por: Redação

Publicado em 18.07.2016 | 2:00 | Alterado em 18.07.2016 | 2:00

Tempo de leitura: 2 min(s)
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Subprefeituras oferecem diferentes serviços à população (Magno Borges/32xSP)

É só dar aquele pé d’água para a chuva e o vento forte levarem muitas árvores chão abaixo, para que os córregos transbordem ou até mesmo que o lixo se acumule pela cidade.

Cenas como essas são corriqueiras e se repetem a todo momento, seja por razão do clima ou por irresponsabilidade do próprio cidadão. Quando isso acontece, a quem recorrer? À subprefeitura.

O QUE SÃO AS SUBPREFEITURAS?

Ao todo, a cidade de São Paulo conta 32 subprefeituras, que são responsáveis por atender a reclamações relacionadas a obras e serviços.

A professora de educação física Valéria Santos, 35, moradora do Morumbi, na zona oeste da capital, embora nunca tenha solicitado algum serviço da Subprefeitura Butantã, que abrange a sua região, já presenciou ocorrências costumeiras no bairro onde vive.

“Vejo muitas operações de coleta de árvores caídas e de lixo que é colocado em local inapropriado”, afirma. Essas são algumas entre a série de solicitações que podem ser feitas pela população por telefone, internet ou pessoalmente nas praças de atendimento.

Maurício Piragino, mais conhecido por Xixo, diretor da Escola de Governo e coordenador do Grupo de Trabalho Democracia Participativa, diz que a maior parte das pessoas não conhece as subprefeituras de seus bairros. “Quando se pensa em uma subprefeitura, é preciso pensar no modelo de governança da cidade”, afirma.

Ainda não conhece a subprefeitura do seu bairro ou distrito? Confira aqui a qual delas seu bairro pertence.

Confira os principais meios de atendimento:

Central SP156 (telefone): fornece informações e registra solicitações de serviços públicos municipais, 24 horas por dia e todos os dias da semana. Clique aqui para verificar os assuntos que podem ser esclarecidos e solicitados por meio da Central.

Sistema SAC: dúvidas em geral, pedidos de serviços, obras, fiscalização ou vistorias podem ser encaminhados via Sistema do Serviço de Atendimento ao Cidadão. Preencha o cadastro de sua solicitação aqui.

Praças de Atendimento das Subprefeituras: possibilitam o atendimento presencial para mais de 150 serviços prestados pela Prefeitura. Clique aqui para conhecer os serviços atendidos.

Ouvidoria Geral do Município: no caso de sugestões, elogios ou reclamações sobre a falta de resposta dos canais de atendimento dos órgãos municipais, solução insatisfatória, mau atendimento, ou ainda se entender que seus direitos não foram garantidos, preencha o formulário no link.

Você também pode ligar para a central de atendimento no telefone 156 e escolher a opção 5. Se preferir, dirija-se pessoalmente à Galeria Prestes Maia, s/n, ou à rua Dr. Falcão, nº 69, das 9h às 17h.

Com informações da página da Coordenação das Subprefeituras. Matéria atualizada às 16h26 de 18 de setembro de 2020.

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