Circula em grupos de WhatsApp de Guarulhos um vídeo que mostra dezenas de pessoas em uma abordagem da polícia em uma estrada. No vídeo, enviado aos grupos em 30 de outubro, há o seguinte texto: “eleitores são tratados como marginais no Nordeste”.
Confira a verificação do conteúdo:
Eleitores são Tratados como marginais Nas estradas Do Nordeste
– Texto em vídeo que circula no WhatsApp
O conteúdo analisado pelo projeto Papo Reto no Zap é falso. O vídeo é o registro de uma revista feita pela Polícia Militar do Ceará em integrantes da Torcida Jovem do Sport Recife em 3 de abril deste ano. Os torcedores estavam viajando para a final da Copa do Nordeste, partida em que o clube enfrentou o Fortaleza, na Arena Castelão, no Ceará.
O mesmo vídeo já havia sido usado, em abril deste ano, em outro conteúdo desinformativo, que foi verificado pela Lupa na ocasião.
Em nota, a PM informou que os torcedores “foram vistoriados e escoltados até o estádio” e que “nada de ilícito foi encontrado”. Ainda de acordo com a polícia, as abordagens são realizadas para garantir a segurança e evitar tumultos entre as torcidas.
A Torcida Jovem do Sport publicou em sua página no Facebook, em 4 de abril, uma nota de agradecimento à polícia do Ceará pelo “tratamento e respeito mútuo” e por ter prontamente consultado o CNPJ da Torcida e corrigido “o mal entendido”.
Em 30 de outubro, data da votação do segundo turno, a Polícia Rodoviária Federal fez diversas operações no Nordeste, interferindo nas viagens dos transportes públicos e privados.
Na véspera (29), o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, havia proibido a Polícia Rodoviária Federal de realizar qualquer operação contra ônibus e veículos do transporte público. O vídeo analisado pelo Papo Reto no Zap não tem qualquer relação com as abordagens ocorridas no Nordeste.
Outra variação desse conteúdo desinformativo aponta que as pessoas abordadas no vídeo seriam “apoiadores do PT” e “sem-terra” que teriam iniciado uma invasão de sítios apoiada por Lula. O AFP Checamos desmentiu o material.