APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Vila Prudente é a campeã em lugares públicos para praticar esportes

Atrás da Vila Prudente, Santo Amaro e Freguesia do Ó também têm boa quantidade de espaços esportivos

Image

Por: Redação

Publicado em 08.11.2016 | 13:04 | Alterado em 08.11.2016 | 13:04

Tempo de leitura: 2 min(s)

Desempregadas, as amigas Thaís Junqueira, 31, e Fernanda Moraes, 25, abandonaram a academia para praticar atividades físicas no Parque Lydia Natalizio Diogo, mais conhecido como Parque Vila Prudente, na região leste da capital paulista.

Além de uma área verde, o local também é um equipamento público esportivo com aparelhos, como simuladores de caminhada, alongadores, flexor de pernas, supino reto, entre outros.

Na Subprefeitura da Vila Prudente este é um entre os 20 centros e equipamentos municipais públicos dedicados à prática esportiva. A região é a que tem mais equipamentos públicos esportivos por 10 mil habitantes. Composta pelos distritos de São Lucas e Vila Prudente, juntos eles somam uma população de 244.458 moradores.

“Lá na Manchester [na Vila Carrão] também tem um, mas aqui a estrutura é bem melhor.  Os equipamentos são os mesmos, mas aqui a pista é maior”, afirma Thais. “Gosto muito daqui. Se eu pudesse não saía mais da Vila Prudente”, reforça.

Ao lado da amiga, Fernanda, que vive há pouco tempo no bairro, disse que, ao contrário da amiga, ainda não utilizou os aparelhos ao ar livre, mas pratica corrida e exercícios com corda. “Um dos lugares que mais têm área verde é na Vila Prudente”, completa a ex-recepcionista.

Até 2014, no entanto, segundo o Observatório Cidadão, a região encontrava-se abaixo da média da cidade, com 3,30 m² de áreas verdes por habitante. A média de São Paulo é de 8,36 m²/ habitantes.

A poucos passos do Parque Vila Prudente, James Correia, 19, que costuma correr nos dias de folga da padaria onde trabalha como empacotador, aproveitava “o sol frio”, como destacou, ao lado da irmã e da esposa.

Pela primeira vez no parque, o trio de alagoanos que vive na Vila Zelina, bairro do distrito da Vila Prudente, garantiu ter aprovado o local. “Aqui é da hora! Dá para correr porque não tem bagunça de skate (sic)”, pontuou.

Atrás da Vila Prudente, Santo Amaro e Freguesia do Ó também têm o que comemorar quanto à quantidade de espaços esportivos, com 14 locais para 244 mil habitantes, e 22 para 407 mil moradores, respectivamente. Embora acima da média, a Freguesia do Ó reduziu duas unidades no último ano, enquanto Santo Amaro se manteve.

Na contramão, as subprefeituras com menos equipamentos esportivos são Casa Verde/Cachoeirinha, na zona norte, com apenas quatro unidades para pouco mais de 300 mil moradores; a Cidade Ademar, na zona sul, com sete equipamentos para 424 mil habitantes; e a Vila Mariana, na zona sul, com somente seis para 354 mil pessoas.

Foto: Vagner de Alencar

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE