APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

@originalfavela/Facebook/Reprodução

Por: Gabriela Carvalho

Notícia

Publicado em 28.04.2023 | 14:19 | Alterado em 19.05.2023 | 10:27

Tempo de leitura: 2 min(s)

Reutilizar peças e fazer a economia girar têm sido apostas de proprietários de bazares e brechós nas periferias de São Paulo. Para alguns “brechozeiros”, abrir essas lojas ajuda a contrapor ao fast fashion (modelo de negócio com produção de roupas em grandes quantidades) com o incentivo do consumo frequente e rápido dessas peças.

Já para outros, colabora com a noção de que cada peça é única e pode ter uma nova vida útil, promovendo a reutilização e o reaproveitamento de roupas.

A Agência Mural mapeou oito bazares e brechós espalhados pela Grande São Paulo para você conhecer e, quem sabe, garimpar aquela pecinha bonita e barata.

1 – Brechó Tô de Volta

O brechó, comandado por Fabiana Soares, moradora de Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana, reúne peças que vão desde o vintage até a moda atual. As peças são vendidas exclusivamente pelo Instagram.

2 – Boutique Estilosa da Leste

O brechó é voltado para o público feminino e realiza vendas pelo Instagram e WhatsApp pelo número (11) 96181-7997. Por lá, é possível garimpar peças de roupa, calçados e acessórios.

3 – Amora Brechó

Comandado pelas irmãs Jaque e Shay, o brechó está expandindo os negócios e ganhando um espaço físico no Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo. Enquanto isso não acontece, é possível conferir as peças pelo Instagram e ficar atento na rede social, pois a loja também leva as roupas para outros espaços.

O Amora Brechó foi criado durante a pandemia de Covid-19 e cresceu a ponto de oferecer serviços de styling para clipes, ensaios e shows.

4 – Brechó do Monkey

Esse brechó também está localizado na zona sul de São Paulo, no Grajaú, na rua São José do Rio Preto, nº 749. Ele conta com um acervo de peças que são divulgadas nas redes sociais e entregues em estações de trem da CPTM e do Metrô.

5 – Brechó do Barulho

Larissa Ramos defende o consumo consciente e atua com o acervo do brechó, realizando entregas para todo o país e oferecendo serviços de styling. Além de acompanhar a página, é possível agendar um horário para visitar o espaço presencialmente, localizado na rua Eleonor, nº 64, na zona norte de São Paulo.

6 – Brechó de Be a Z

Beatriz Cicilio, que atua na produção de moda, stylist e criação, é a responsável pelo Brechó de Be a Z, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O espaço oferece peças garimpadas que são entregues na cidade e também por Correios ou em estações de Metrô.

7 – Original Favela

O Original Favela é um brechó criado em 2014 por duas amigas – Anne Oliveira, moradora de Mogi das Cruzes, e Iris Ingrid, de Embu das Artes, ambas cidades da Grande São Paulo. O local oferece peças que representam a moda de rua dos anos 1970, 1980 e 1990.

8 – Brechó Mariacutaia

Embu das Artes também é onde Samara Santos administra o Brechó Mariacutaia, que oferece peças com preços de até R$ 50. Ela também já realizou seis edições do Brechóletivo, uma feira que reúne diversos brechós das periferias.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Gabriela Carvalho

Jornalista, comunicadora visual, mestra em Mídia e Tecnologia e pós-graduada em Processos Didático-Pedagógico para EaD. É correspondente do Jardim Marília desde 2019. Também é cantora de chuveiro, adora audiovisual e é louca por viagens.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE