APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Beto Mendonça/Divulgação

Por: Pietra Alcântara

Notícia

Publicado em 18.02.2022 | 17:16 | Alterado em 27.02.2024 | 17:01

Tempo de leitura: 3 min(s)

De norte a sul, as periferias são cheias de histórias e rolês interessantes. Um dos destaques é o aniversário de 60 anos da cidade de Osasco, na Grande São Paulo. Vai rolar neste fim de semana uma programação especial para comemorar a data.

Já em São Paulo, a exposição “22 Periférico”, na zona norte, mostra como a periferia pode ser, literalmente, uma fábrica de cultura e arte para a galera que vive por ali.

Confira abaixo todas as sugestões e não esqueça do mais importante: para os rolês presenciais, sempre leve máscara e seu comprovante de vacinação. Bom passeio!

Espetáculo da ZL

Direto da zona leste de São Paulo para a Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro. O Coletivo Calcâneos, formado por jovens periféricos da região, está em circulação com o espetáculo “Carmen”, que fala das vivências e memórias do grupo.

As apresentações serão nos próximos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. Todas elas serão presencialmente, às 20h. Os ingressos são gratuitos.

Esta circulação faz parte do projeto “Desde que o Mundo é Mundo”. Quem preferir acompanhar de forma online, o espetáculo terá dois vídeos de danças exclusivas disponíveis nas plataformas digitais.

“No final das contas, ‘Carmen’ é um espetáculo bem sensível, com assuntos urgentes sendo discutidos em palco. Por isso, se for necessário, ria. Se for necessário, chore. Queremos que o público se abra para esta experiência”, ressaltam os artistas. Para mais informações, acesse o site do coletivo.

Carmen

Dias e horário: 22, 23 e 24/2 às 20h

Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

Preço: Entrada gratuita

Obras modernistas

Ainda têm rolê sobre a Semana de Arte Moderna rolando por aí. Na Fábrica de Cultura Brasilândia, na zona norte, a exposição “22 Periférico” pode ser visitada até dia 27 de fevereiro. Nela, são expostas obras de artistas periféricos que fazem releitura de obras modernistas.

Artistas periféricos fazem releituras de obras modernistas @Ana Letícia/Divulgação

As visitas podem ocorrer de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos finais de semana, das 12h às 17h.

E se hoje o novo marco é romper com o que está posto, a ideia é olhar e valorizar corpos negros, identidades, existências, permanências, resistências e reconhecer pluralidades.

22 Periférico

Dia e horário: Até 27/2 | De terça a sexta, das 9h às 19h, e aos finais de semana, das 12h às 17h

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2.508 – Vila Nova Cachoeirinha

Preço: Entrada gratuita

Match

Também na zona norte, no próximo sábado (19), a cantora Gabi Blanco ocupa os palcos do Centro Cultural da Juventude para apresentar o espetáculo “Match”. O Projeto, guiado por um repertório autoral, une música, bate-papo e intervenções, além de recitação de poesias para abordar questões da atualidade.

Gabi Blanco se apresenta no Centro Cultural da Juventude @Negrotti/Divulgação

Na linha de frente, a poeta, cantora e compositora vem com uma pegada romântica, leve e divertida. Nas participações especiais, o bonde que a acompanha é formado por mc’s de batalha e slamer’s. Entre os nomes envolvidos, Luiza Lustosa, Matheus Delgado e Michelle Souza.

Livre para todos os públicos, homens e mulheres, jovens, velhos e crianças, o evento contará com interpretação de libras e descrição falada para pessoas com deficiência visual. A entrada será gratuita.

Gabi Blanco

Dia e horário: 19/2 às 16h

Endereço: Avenida Dep. Emílio Carlos, 3.641 – Vila dos Andrades

Preço: Entrada gratuita

Ocupação artística

Entre os dias 20 e 26 de fevereiro, vai rolar o 7º Ato Artístico Coletivo Perus, que nesta edição comemora o aniversário de 6 anos de existência da Ocupação Artística Canhoba.

O evento na região noroeste vai reunir coletivos e artistas de múltiplas linguagens artísticas em uma semana inteira de programação, para o público de todas as idades.

Ocupação Artística Canhoba comemora 6 anos de existência @Reprodução

Com atividades culturais presenciais e gratuitas, a programação inclui teatro, literatura, música, breaking dance e muito mais!

O festival será realizado na Ocupação Artística Canhoba. Confira a programação completa nas redes sociais do Sarau Segunda Negra.

Ato Artístico Coletivo Perus

Horário de funcionamento: De 20 a 26/2 a partir das 11h

Endereço: Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton

Preço: Entrada gratuita

Niver de Oz

Osasco completa 60 anos dia 19 de fevereiro e vai rolar várias atrações na Fábrica de Cultura da região no próximo domingo (20). E tem programação ao ar livre.

O destaque vai para o show do Samba de Dandara, que está previsto para começar às 12h. Com 10 anos de estrada, o grupo traz representatividade feminina no samba eritmos afro-brasileiros.

Dandara @Beto Mendonça/Divulgação

O evento seguirá protocolos de prevenção à Covid-19, como uso obrigatório de máscara e distanciamento. Confira outros eventos em celebração à data no site da prefeitura.

Aniversário de Osasco

Dia e horário: 20/2 a partir das 10h

Endereço: Rua Santa Rita, Jardim Rochdale – Osasco

Preço: Entrada gratuita

receba o melhor da mural no seu e-mail

Pietra Alcântara

Jornalista, social media. Formada em Jornalismo e pós graduada em Styling e Direção de Arte. Amante de brechós e moda 0800. Gosta de gravar stories loucos e assistir vídeos no YouTube. Correspondente da Vila Medeiros desde 2019.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE