APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Rodeada de represas, Capela do Socorro é a segunda regional mais populosa de SP

Região ocupa uma superfície de 134 km², abriga parte das represas Guarapiranga e Billings e cerca de 90% do território está em área de proteção aos mananciais

Image

Por: Redação

Publicado em 27.03.2017 | 17:00 | Alterado em 27.03.2017 | 17:00

Tempo de leitura: 3 min(s)

Localizada na zona sul de São Paulo, Capela do Socorro é a segunda prefeitura regional mais populosa da capital. A região ocupa uma superfície de 134 km², abriga parte das represas Guarapiranga e Billings e cerca de 90% do território está em área de proteção aos mananciais.

Além disso, Capela do Socorro é formada por apenas três distritos: Socorro, Cidade Dutra e Grajaú. Este último abriga 61,3% da população total da região e tem um trecho do seu território na APA Bororé-Colônia (Área de Proteção Ambiental).

O analista de processos Erick de Jesus, 23, é um dos moradores do populoso Grajaú. Ele vive no bairro Jardim Reimberg desde que nasceu e conta que o avô paterno, vindo da cidade mineira Itajubá, é um dos desbravadores do bairro. “Meu avô chegou nessa região há mais de 50 anos”, relata.

Jesus também comenta que há insatisfações em relação ao local onde vive. “Alguns problemas sociais é que são ruins. Questão de segurança, questão de transporte. Por exemplo, onde eu moro não tem nenhum semáforo na avenida principal, mas é necessário”.

A avenida citada por ele chama-se Antônio Carlos Benjamim dos Santos e possui 4 km de extensão. Segundo o analista de processos, “ela é a rota principal das lotações e dos carros. Já teve atropelamento, acidente e é ruim para atravessar. Dependendo do dia temos que esperar pelo menos 10 minutos para conseguir atravessar, porque é muito carro!”.

Sinalização semafórica não é um problema apenas da avenida do Jardim Reimberg. A principal via do Grajaú, a Dona Belmira Marin, não tem semáforos em alguns trechos e em outros os sinais para visualização do pedestre estão apagados. O caso já foi retratado pela reportagem do 32xSP, em outubro do ano passado, e permanece da mesma maneira.

Image

Problemas em semáforos são recorrentes no Grajaú (Crédito: Priscila Pacheco)

Belmira Marin forma com Atlântica e Senador Teotônio Vilela o trio de avenidas que percorrem os distritos da prefeitura regional da Capela do Socorro e estão entre as 10 vias mais perigosas de São Paulo, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A informação aparece no relatório de acidentes de trânsito fatais de 2015 publicado pela instituição no qual são analisadas 50 vias da capital. O documento aponta que a soma das mortes por acidente de trânsito na Belmira Marin, Atlântica e Senador Teotônio Vilela é 28.

Já os dados do Observatório do Cidadão contabilizam 64 mortes em todo o território da Capela do Socorro no mesmo ano.

Outro Lado

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a avenida Antonio Carlos Benjamin possui três cruzamentos com semáforos: na rua Samuel Khuri, na rua Opção Brasil Natal/ avenida Carlos Alberto Bastos Machado, e na avenida Dona Belmira Marim.

“A avenida Antonio Carlos Benjamin também conta com faixas de pedestres, canalização e a legenda “Devagar Escola” no cruzamento da rua Professor Paulo Lauro, sinalização implantada através do projeto de Segurança de Pedestres.”

“Ressaltamos ainda que a população pode solicitar fiscalização, serviços e manutenção à CET ligando gratuitamente para o telefone 1188, que atende 24 horas por dia, ou então enviar o pedido através do site www.cetsp.com.br escolhendo o canal Fale com a CET”, informou por meio de nota a Companhia.

Mais dados

Um ponto positivo destacado por Erick é a existência de uma praça no Jardim Reimberg. “O que tem de interessante é uma praça reformada pela prefeitura. Lá, o pessoal faz caminhada e tem uma quadra de futebol”.

O Observatório do Cidadão indica 32 equipamentos esportivos públicos na Capela do Socorro em 2015, sendo 19 na Cidade Dutra, 10 no Grajaú e 3 em Socorro. Porém, esse número é decrescente, já que em 2014 havia 48 equipamentos no total.

O declínio também aparece no número de leitos hospitalares públicos e privados e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os leitos passaram de 381, em 2014, para 356, em 2015. As UBSs caíram de 20 para 19 no mesmo período.

Ainda no quesito saúde, o Observatório do Cidadão aponta que houve aumento no número de mortes por doenças do aparelho respiratório, aparelho circulatório, causas mal definidas, morte específica por Aids e mortalidade infantil. Em contrapartida, as mortes causadas por câncer e por causas externas (violências e acidentes) diminuíram.

Na área cultural houve um pequeno aumento no número de livros disponíveis para adultos em bibliotecas municipais. Enquanto isso, o acervo de livros infanto-juvenil caiu entre 2008 e 2014, mas voltou a crescer em 2015. Já o número de equipamentos culturais públicos aumentou de cinco para seis.

A prefeitura regional é administrada por João Batista de Santiago desde o início de 2017. O prefeito regional é empresário dos setores educacional, tecnológico e contábil, e reside na região desde 1968.

Foto: André Bueno/ Flickr

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE