APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Papo Reto No Zap

CNN não publicou que Lula vai confiscar poupança e tributar Pix

Trecho da reportagem foi recortado para parecer que Lula irá fazer medidas econômicas

Image

Por: Renan Cavalcante

Verificação

Publicado em 08.11.2022 | 11:50 | Alterado em 08.11.2022 | 11:50

Tempo de leitura: 1 min(s)
Esta verificação foi produzida em parceria com a Lupa e com apoio do WhatsApp WhatsApp_Logo_1

Circula em grupos de WhatsApp do Jardim Fontalis um print do site da CNN Brasil dizendo que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem planos de criar uma nova CPMF, tributar o PIX, congelar a poupança dos brasileiros e criar uma moeda única junto com a Argentina e a Venezuela.

Confira a verificação:

O conteúdo analisado pelo Papo Reto no Zap é falso. O print que circula nas redes sociais recorta apenas um trecho de uma verificação publicada pelo projeto Comprova, e reproduzida pela CNN

No trecho, o repórter explica o conteúdo que está sendo verificado: um vídeo publicado pelo pastor Silas Malafaia no qual ele atribui essas promessas à campanha de Lula. Nos parágrafos seguintes, o texto diz que nenhuma dessas informações consta no programa de Lula.

A verificação original desmente um vídeo divulgado no dia 28 de outubro, ainda durante a campanha do segundo turno, no qual Malafaia disse que o presidente eleito pretendia fazer as mudanças econômicas citadas.

A checagem publicada no site da CNN explica que o plano de governo e a Carta para o Brasil do Amanhã de Lula não mencionam essas propostas.

A peça desinformativa que descontextualiza o trecho da checagem da CNN também foi verificada pelo Aos Fatos.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Renan Cavalcante

Jornalista. Atualmente pós-graduando em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling. Correspondente do Jaraguá desde 2018.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.