APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Papo Reto No Zap

É falso que jornal O Globo divulgou resultado do segundo turno antes da votação

Veículo exibiu por engano testes com dados fictícios na plataforma utilizada para divulgar apuração

Image

Por: Evelyn Fagundes

Verificação

Publicado em 08.11.2022 | 11:19 | Alterado em 08.11.2022 | 13:36

Tempo de leitura: 2 min(s)
Esta verificação foi produzida em parceria com a Lupa e com apoio do WhatsApp WhatsApp_Logo_1

Circula em grupos de WhatsApp em Guarulhos um vídeo em que um homem mostra dados divulgados no dia 27 de outubro com o resultado da votação do segundo turno das eleições para presidência da República e governo dos estados. No vídeo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 51,2% dos votos e Jair Bolsonaro (PL) com 48,8%.

Confira a verificação do conteúdo:

Pessoal, se vocês puderem me explicar. Isso aqui está no site da Globo. Eles tiraram agora do O Globo. Olha a data, vinte e sete do dez, onze e cinquenta e nove. Olha a eleição aí, ó. Eles já estão com o resultado da eleição pronto. Tanto para presidente, quanto para todos os estados. Só que eles apagaram. Eu tenho o print do domínio deles, de tudo. Então, compartilha aí se você acha certo ou errado. Gente, isso é normal?!

Transcrição da fala em vídeo compartilhado pelo WhatsApp

O conteúdo analisado pelo projeto Papo Reto no Zap é falso. O jornal O Globo não exibiu os resultados da votação do segundo turno. O que aconteceu, de acordo com comunicado emitido pelo próprio portal, foi um teste da plataforma que seria utilizada para exibir os dados no dia da apuração.

Ainda segundo o veículo, esse teste utilizou dados hipotéticos da votação dos candidatos do segundo turno. A exibição do teste ao público aconteceu por engano.

O Globo afirmou que esse tipo de teste é feito em todas as eleições, pois, antes do dia de votação, “a área de tecnologia do jornal precisa realizar testes que assegurem que o sistema funcione a contento no dia da eleição. Para isso, dados são inseridos para verificar se o sistema está funcionando”.

Segundo o portal, essa testagem no ambiente é feita por diversos outros veículos de comunicação, mas não deveria ter sido exibida publicamente.

O jornal pediu desculpas pelo erro e reforçou na declaração publicada em 27 de outubro que não havia dados do TSE, uma vez que a votação em segundo turno aconteceria somente no dia 30.

O próprio site da Justiça Eleitoral publicou um comunicado desmentindo a peça sobre a antecipação dos resultados. A Lupa também verificou o material.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Evelyn Fagundes

Jornalista em formação pela PUC-SP, instituição onde desenvolve sua pesquisa sobre as obras do Racionais MC's. Mãe de pet e planta, canceriana e apaixonada por música. Correspondente de Guarulhos, na Grande São Paulo, desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.