APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Como acionar a Prefeitura para ajudar pessoas em situação de rua em dias frios?

Até 30 de setembro, sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13°C, população pode ligar para central 156, com funcionamento 24h

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 02.08.2018 | 17:00 | Alterado em 13.03.2023 | 16:07

Tempo de leitura: 3 min(s)

A cidade de São Paulo tem convivido com dias frios, com termômetros que chegaram a 14º.Operadora de câmeras em terminais de ônibus na zona sul da cidade de São Paulo, Adriana Matos, 43, sabe bem o que fazer quando se depara com uma pessoa em situação de rua: ela pega o telefone, liga para a central 156 e solicita ajuda da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS), que funciona 24 horas por dia.

“Eu converso [com o morador em situação de rua] e pergunto se quer ir. Quando aceita, eu chamo; caso contrário não é acionado o serviço. Muitos pedem para chamar”, explica Adriana, que trabalha no período noturno. Segundo ela, a maioria dos moradores de rua não é resistente a ir para os abrigos.

Esta atitude simples pode ser tomada por qualquer pessoa. No inverno a participação da população de toda a cidade é fundamental para evitar que a população em situação de rua fique exposta ao frio intenso, especialmente nas madrugadas, e corram risco de morte.

A baixa temperatura, somada à baixa imunidade, pode ser uma combinação fatal para a pessoa em situação de rua. Um mês antes da chegada do inverno, na madrugada de 21 de maio, por exemplo, a capital paulista registrou 8º de média. Naquele dia, dois homens morreram em ruas da região central e da zona oeste.

Dez dias antes do ocorrido, a Prefeitura havia divulgado o “Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas” no Diário Oficial. “A ação segue até 30 de setembro e será reforçada sempre que a temperatura atingir o patamar igual ou inferior a 13º, ou sensação térmica equivalente”, informa a Prefeitura em seu site oficial.

De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), 15.905 pessoas viviam nas ruas de São Paulo em 2015. A crise econômica dos últimos anos pode ter elevado esse número para aproximadamente 20 mil.

“Com os efeitos do desemprego em massa e a falta de oportunidade, a recessão econômica gerou um cenário em que houve um crescimento na população em situação de rua”, afirma, em nota, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

A pasta informou à reportagem do 32xSP que disponibiliza 18 mil vagas em seus 104 centros de acolhida espalhados pela cidade. “A equipe socioassistencial realiza a busca ativa diariamente, mas não pode obrigar as pessoas a irem para os equipamentos”, disse a secretaria.

Embora o número tenha crescido desde 2017, 37% da população da cidade quer a ampliação dos Centros de Acolhida, dos Centros de Acolhida Especiais e dos Centros Temporários de Acolhimento e 27% quer a ampliação da rede de atendimento socioassistencial, de acordo com a pesquisa “Viver em São Paulo – Assistência Social na cidade”.

Abordagem e acolhimento

Como Adriana trabalha em terminais de ônibus, ela costuma acompanhar todo o atendimento. Mas qualquer pessoa que identificar um morador de rua em dias muitos frios – ou em qualquer outro dia – pode ligar para a Central 156 e solicitar o atendimento.

Passo a passo

O 32xSP ligou para a central. A opção no menu é 0; depois 1. Após anotar o número do protocolo, é necessário aguardar (tempo de espera pode variar) o atendente e passar as informações necessárias.

A solicitação pode ser feita de forma anônima, mas alguns dados são importantes: endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado); citar pontos de referência; e características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada. Não é necessário aguardar a chegada da equipe da Prefeitura.

Das 8h às 22h, a assistência é feita pelos orientadores socioeducativos dos Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS). Entre 22h e 8h, quem realiza a abordagem é a Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS).

“Preferencialmente, o assistido é encaminhado para o local mais próximo de onde mantém vínculo. Caso os locais mais próximos estiverem com lotação máxima, é feito o encaminhamento para os locais mais próximos possíveis”, explica a SMADS.

Adriana afirma que viu um morador de rua negar a ajuda porque sairia do Grajaú e seria encaminhado para a Lapa, onde a prefeitura mantém um abrigo emergencial com 80 vagas – o outro, com 400 vagas, funciona na região central.

De acordo com a SMADS, o morador de rua acolhido pode ser encaminhado novamente para o seu território de origem, caso solicite no dia anterior. A pasta não informou quanto tempo demora para que o atendimento seja realizado.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE