APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Confira 13 eventos para aproveitar o novembro negro nas periferias de SP

Rolê na Quebrada mostra eventos que vão rolar pelas periferias de SP

Image

Divulgação

Por: André Santos

Notícia

Publicado em 21.11.2019 | 19:02 | Alterado em 21.11.2019 | 19:02

Tempo de leitura: 4 min(s)

Semana do dia da consciência negra e a Agência Mural traz uma lista com uma porção de eventos sobre o tema para você que já conhece e para você que quer conhecer mais sobre a cultura e a luta dos afrodescendentes no Brasil. 

Afinal, como disse a filósofa Angela Davis “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” Tem bloco Afro Afirmativo, tem dança afro-brasileira, tem shows, festas e roda samba. Bote na agenda:

ZONA NORTE 

As Bahias e a Cozinha Mineira – Vila Nova Cachoeirinha

A banda indicada em 2019 para o Grammy Latino possui fortes influências de Gal Costa e do Clube da Esquina, e busca na música identificar as formas de expressão das mulheres. Abertura da cantora Heloisa Lucas.

Quando: Sábado (23), às 19h
Onde: Centro Cultural da Juventude, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641
Quanto: Gratuito

Afrika Queens – Brasilândia

Afrika Queens é uma festa sobre ancestralidade que irá prestigiar a cultura preta.

Nesta edição terá pockets shows das cantoras Má Dame Satan, Mya Florêncio. No comando das pickups estarão as Dj’s Vitória e Milena.

Quando: Sábado (23), às 14h
Onde: Fábricas de Cultura Brasilândia, Av. Gen. Penha Brasil, 2508
Quanto: Gratuito

Image

Ilu Inã se apresenta na zona sul de São Paulo @Divulgação

ZONA SUL

Caravana Preta do Bloco Ilu Inã – Campo Limpo

O Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã é uma criação da musicista Fefê Camilo e do compositor  Fernando Alabê. O bloco visa o reencontro cultural das matrizes africanas com a população afrodescendente de São Paulo por meio da expressão pela dança, dos arquétipos dos orixás e pela música.

Quando: Sábado (23), às 16h
Onde: Fábrica de Cultura Campo Limpo, R. Aroldo de Azevedo 100.
Quanto: Gratuito

Liniker e os Caramelows – Grajaú

Em 2015, Liniker conheceu alguns músicos em Araraquara, interior de São Paulo, e, após surgir uma amizade e afinidade artística, a cantora propôs que formassem uma banda. Nascia Liniker e os Caramelows, grupo que lançou o primeiro EP em 15 de outubro, Cru, embalado pelo primeiro single, “Zero”.

Quando: Sábado (23), às 19h
Onde: Centro Cultural do Grajaú, R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252
Quanto: Gratuito

ZONA LESTE

Jongo dos Guaianás – Guaianazes

Tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro, o Jongo chama todos e todas a entrarem na roda para cantar e dançar ao som dos batuques do Tambu e do Candongueiro. A Roda de Jongo dos Guaianás busca valorizar a cultura popular e evitar a dispersão de grupos e tradições.

Quando: Domingo (24), às 17h
Onde: Casa de Cultura Municipal de Guaianazes, R. Castelo de Leça, S/N
Quanto: Gratuito

Tuyo – Itaquera

Com uma estética que une voz, beat e outros elementos a temas existenciais, a Tuyo é formada por Machado, Lio e Lay Soares. No álbum “Pra Curar”, o trio desenvolve o estilo contemplativo apostando em um trabalho vocal audacioso, letras abstratas e beats mais complexos. 

Quando: Domingo (24), às 15h30
Onde: Sesc Itaquera, Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000
Quanto: Gratuito

ZONA OESTE

Quilombo Abayomi – Jd. Peri-Peri

O Quilombo Abayomi  trabalha o corpo e o movimento como linguagem de comunicação e expressão, articulando as referências trazidas pelas matrizes africanas em diálogo com as questões e realidades do nosso contexto atual. O grupo apresenta o espetáculo na Casa de Cultura do Butantã.

Quando: Sábado (23), às 19h
Onde: Casa de Cultura do Butantã, Av. Junta Mizumoto, 13
Quanto: Gratuito

ZONA NOROESTE

Aniversário CEU Pêra-Marmelo – Jaraguá

O aniversário do CEU Pêra-Marmelo terá apresentações de grupo de samba, dupla sertaneja, banda de MPB e ainda brinquedos infláveis, espaço gastronômico e uma mostra cultural.

Quando: Sábado (23), às 10h
Onde: CEU Pêra-Marmelo, R. Pêra Marmelo, 226 
Quanto: Gratuito

CENTRO

Samba do Congo – Santa Cecília

A Frente de Resistência Cultural Samba do Congo Morro Grande começou em abril de 2011, com objetivo difundir, valorizar e incentivar a arte por meio da composição musical e do samba autêntico. As apresentações buscam resgatar a raiz do samba paulista e a cultura afro-brasileira. 

Quando: Sexta-feira (22), às 20h
Onde: Boteco da Dona Tati, R. Brig. Galvão, 639.
Quanto: Gratuito

África em nós – Cerqueira César

Músicos de diferentes nacionalidades e estilos unem-se para criar coletivamente uma apresentação. Escolhidos a partir de uma convocatória feita em parceria com o Festival Feira Preta, o projeto reúne o percussionista Boris Reine-Adelaide (Martinica), o baterista Charles Arche Borromee Obas (Haiti), o cantor e produtor Pyroman (Congo), o cantor Pupa Kanda (Angola) e o guitarrista e cantor Zola Star (Congo/Angola).

A apresentação também terá a participação do trompetista brasileiro Rômulo Alexis, do cantor congolês Bukassa Kabengele, da cantora, bailarina e compositora guineana Fanta Konate, e dos brasileiros Rômulo Alexis (trompete) e Lua Bernardo (baixo).

Quando: Domingo (24), às 16h
Onde: Instituto Moreira Salles, Av. Paulista, 2424
Quanto: Gratuito

GRANDE SÃO PAULO

Sarau Consciência Negra/ Sarau da Massa – Santana de Parnaíba

União da Sufruto, associação cultural que atua em Santana de Parnaíba, e o Coletivo Sarau Da Massa, de Cajamar, o Sarau da Consciência Negra vai reunir artistas e poetas da região. A ideia é estimular a atuação de vozes de escritores e músicos ocultos da periferia. 

Quando: Sábado (23), às 17h
Onde: Coreto Maestro Bilo,  Praça XIV de Novembro, S/N
Quanto: Gratuito

5ª Edição do Festival de Resistência – São Bernardo do Campo

Chegou a hora da 5ª Edição do Festival de Resistência, a festividade de final de ano da Batalha da Matrix, em São Bernardo do Campo. A celebração nasceu por conta da violência.

Em 2019 celebram a existência e buscam demonstrar a variedade de artistas que existem na cidade e na região, e que também estão em meio ao público da Matrix, como resposta às repressões. Terá batalhas de Mc´s, break, circo, grafite com Dalsin e Léo Araújo, e ainda apresentações de Dj Murilex & Geovanna Nunciato, Buia Kalunga e muito mais.

Quando: Domingo (24), às 14h
Onde: Praça da Matriz, S/N
Quanto: Gratuito

Festival Favela da Arapuã – Osasco

O Festival Favela Da Arapuã Osasco – Cultural Casa, busca promover o acesso a cultura, educação, esporte e lazer nas favelas e nas periferias integrando as comunidades. Com a participação de Jalamaica Sounds, Nebulosa Sound e muitas outras atrações.

Quando: Domingo (24), às 10h
Onde: Cultural Casa, R. Antônio Ricardo Ventura Nitão
Quanto: Gratuito

receba o melhor da mural no seu e-mail

André Santos

Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE