APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Matheus Oliveira/Agência Mural

Por: Gabriela Carvalho

Notícia

Publicado em 03.07.2023 | 17:25 | Alterado em 27.02.2024 | 16:29

Tempo de leitura: 1 min(s)

A Educação de Jovens e Adultos, popularmente conhecida como EJA, está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2023. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, os interessados podem se matricular diretamente na secretaria da escola mais próxima do bairro. Para saber quais unidades oferecem no programa, basta acessar a página da Prefeitura de São Paulo ou ligar para 156.

A EJA atende pessoas de todas as faixas etárias, a partir dos 15 anos de idade. Nas escolas da prefeitura de São Paulo, abrange todo o ensino fundamental, desde a alfabetização até o 9º ano.

Além disso, o programa busca oferecer uma educação mais acessível para aqueles que não concluíram o ensino formal, proporcionando diferentes formatos que se adequem às necessidades de cada aluno.

5 modalidades da Educação de Jovens e Adultos

1

EJA Regular: é oferecida em escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) no período noturno, com carga horária de quatro horas diárias, das 19h às 23h.

2

EJA Modular: também é disponível no período noturno em Emefs, tem carga horária reduzida de quatro horas, sendo apenas 2 horas e 15 minutos de aulas presenciais por dia. Os horários de chegada e saída são flexíveis, sendo adequados para aqueles que trabalham e precisam de mais tempo para se deslocar.

3

Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs): a duração das aulas também é de 2 horas e 15 minutos por dia. A grande diferença é que algumas unidades oferecem opções de estudo nos períodos da manhã, tarde ou noite, permitindo que os alunos alternem a frequência de acordo com sua disponibilidade.

4

Movimento de Alfabetização Popular de São Paulo (MOVA): mantém turmas de alfabetização em comunidades, em espaços não escolares, para atender jovens e adultos nos períodos da manhã, tarde ou noite.

5

Centros Municipais de Capacitação e Treinamento (CMCTs): nessa modalidade jovens e adultos têm a oportunidade de frequentar cursos de formação profissional de curta duração nas áreas de panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de automóveis, corte e costura e auxiliar administrativo. Os cursos estão disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite. As duas unidades estão localizadas em São Miguel Paulista e Itaim Paulista, na zona leste da cidade.

 

Menos turmas

Nos últimos anos, houve uma redução no número de vagas disponíveis para a EJA. Segundo levantamento realizado pela Agência Mural por meio dos Dados Abertos da Prefeitura de São Paulo, foram fechadas 322 turmas entre 2019 e 2022. Além dessa diminuição, também houve uma redução no total de escolas que oferecem a educação de jovens e adultos.

Professores do sistema público de ensino apontam que a falta de investimento no programa e também a ausência de divulgação são fatores que têm contribuído para a queda das matrículas. Entre 2019 e 2022, as inscrições no programa caíram de 45.048 para 29.142.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Gabriela Carvalho

Jornalista, comunicadora visual, mestra em Mídia e Tecnologia e pós-graduada em Processos Didático-Pedagógico para EaD. É correspondente do Jardim Marília desde 2019. Também é cantora de chuveiro, adora audiovisual e é louca por viagens.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE