APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

“Dedicamos nosso tempo para melhoria da cidade e parece que não há retorno”

‘Ouvindo os Conselheiros’: iniciativa reúne relatos de conselheiros de diferentes áreas sobre demandas da cidade e cooperação da Prefeitura de São Paulo

Image

Por: Redação

Publicado em 02.02.2021 | 19:37 | Alterado em 02.02.2021 | 19:37

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Carolina e as filhas; desde 2018, ela mantém o site Ocupa Mãe (Arquivo pessoal)

“Considero que as audiências públicas não foram audiências de verdade. Foram apresentações sem espaço para debate. Isso desestimula a participação. O retorno das poucas questões que conseguimos colocar, ou não existiu ou foi uma resposta burocrática sem que o problema real fosse resolvido.”

O relato acima faz parte da iniciativa Ouvindo os Conselheiros, criada por duas conselheiras participativas de São Paulo com o objetivo de deixar evidente o que se passa com os conselheiros voluntários das mais diversas áreas da cidade, ao longo dos últimos meses.

Carolina Borges é conselheira participativa municipal na Subprefeitura da Vila Mariana, na zona sul da capital paulista, além de conselheira de alimentação escolar. Ao lado dela, Mayara Torres é conselheira participativa municipal na Subprefeitura de Cidade Ademar, também na zona sul, e conselheira estadual da juventude.

Juntas, elas iniciaram o projeto no final do ano passado. “Só conhecendo os problemas, podemos pensar em como melhorar”, diz Carolina.

VEJA TAMBÉM:
– Em Parelheiros, conselheiros relatam dificuldades para exercer mandato
– Membros de Conselho do Idoso falam sobre desafios para a terceira idade

Os relatos são anônimos (a menos que o conselheiro deseje que o nome seja mencionado) e abordam aspectos positivos e negativos da participação social nas subprefeituras e secretarias municipais, além de sugestões de melhorias.

Em relação às respostas, Carolina também conta que recebeu muitas mensagens com reclamações em comum. “Percebi que é quase que unanime que ser conselheiro é muito difícil, pois faltam apoio e participação do poder público”.

“Recebemos muitos relatos de que o poder público não participa e não coopera com a participação dos conselheiros. O que causa um desânimo muito grande, pois o trabalho dos conselheiros é voluntário. Dedicamos nosso tempo para melhoria do bairro e da cidade, e parece que não tem retorno”
Carolina Borges, conselheira participativa da Vila Mariana e conselheira de alimentação escolar

ADAPTAÇÕES

Com a pandemia da Covid-19, o trabalho dos conselheiros da cidade de São Paulo passou por adaptações. Uma delas foi a migração das reuniões mensais de cada conselho (que, antes, eram presenciais) para uma plataforma online disponibilizada pela Prefeitura.

A mudança, no entanto, inviabilizou a participação de conselheiros com maior dificuldade em acessar a internet ou dispositivos digitais. O mesmo ocorreu em relação à baixa divulgação das reuniões virtuais, segundo relatos.

LEIA MAIS:
Conselheiros falam sobre participação social nas subprefeituras de São Paulo

Sobre isso, Carolina Borges afirma que muitos munícipes estão deixando de participar das reuniões virtuais por não terem como fazer o acesso. “As reuniões presenciais também não garantem que as pessoas consigam ir, pois tem a questão do gasto com o transporte. E ainda tem toda a questão do isolamento e distanciamento social”, conta.

Por outro lado, ela avalia que os encontros online facilitam a participação de quem só pode se conectar de casa. “É o caso de algumas mães que conseguem participar enquanto alimentam as crianças”.

A conselheira também comenta que, na Vila Mariana, os membros do conselho conseguiram trocar a ferramenta online disponibilizada pela Prefeitura para outra da qual eles tinham mais afinidade e conseguiam ajudar quem não conseguia acessá-la.

“Aumentar a participação da sociedade nas reuniões dos conselhos é algo muito importante e deveria ser uma política pública e um real comprometimento do governo”, diz.

“Penso que se as bibliotecas, telecentros e CEUs tivessem um espaço para que as pessoas pudessem entrar nas reuniões virtuais e houvesse uma maior divulgação, talvez mais pessoas conseguiriam participar”, finaliza.

As respostas podem ser consultadas no site Ocupa Mãe, mantido por Carolina Borges desde 2018, e voltado a políticas públicas para mães e crianças. Acesse o site e deixe seu relato

***

ASSISTA:

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE