APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Papo Reto No Zap

É falso que Stefani Germanotta seja ministra e que se reuniu com Bolsonaro

Mulher que aparece na imagem é a cantora e atriz estadunidense Lady Gaga

Image

Por: Evelyn Fagundes

Verificação

Publicado em 04.11.2022 | 18:28 | Alterado em 04.11.2022 | 18:28

Tempo de leitura: 2 min(s)
Esta verificação foi produzida em parceria com a Lupa e com apoio do WhatsApp WhatsApp_Logo_1

Circula em grupos de WhatsApp de Guarulhos uma imagem com a foto de uma mulher, apresentada como ministra Stefani Germanotta, em uma suposta chamada de vídeo com o presidente Jair Bolsonaro (PL). O conteúdo aponta que os dois teriam se reunido para discutir providências para uma possível nova apuração dos votos das urnas. 

Confira a verificação do conteúdo:

URGENTE

Bolsonaro conversa nesta quarta-feira (02/11) com a ministra Stefani Germanotta sobre providências a serem tomadas após as 72 horas. Tudo indica que ocorrerá uma intervenção federal para reapurar os votos das urnas.

É isso galera, vamos continuar nas ruas, não podemos desistir, estamos quase lá! 

Texto que acompanha a imagem que circulou no WhatsApp

O conteúdo analisado pelo projeto Papo Reto no Zap é falso. A imagem é uma montagem. Stefani Germanotta é o nome de registro da cantora e atriz estadunidense Lady Gaga, a mulher que aparece na imagem.

A foto de Lady Gaga foi retirada de um episódio do programa “The Tonight Show” apresentado por Jimmy Fallon. A gravação original foi publicada dois anos atrás, em 7 de abril de 2020. No vídeo de pouco mais de 8 minutos, Gaga fala diretamente de seu escritório sobre como tem sido sua quarentena.

A foto de Bolsonaro é de uma live realizada no dia 12 de fevereiro deste ano. Na transmissão de uma hora, o presidente fala sobre diversos assuntos, como a retomada econômica por meio do livre mercado e a busca por reduzir a inflação, além da sua opinião sobre valores morais. 

A suposta reunião entre Bolsonaro e Stefani Germanotta nunca existiu. Além disso, não há indícios de uma intervenção federal nem de nova apuração, pois, como afirmou o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, em uma sessão do Tribunal realizada na quinta-feira (3), o segundo turno foi finalizado democraticamente.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Evelyn Fagundes

Jornalista em formação pela PUC-SP, instituição onde desenvolve sua pesquisa sobre as obras do Racionais MC's. Mãe de pet e planta, canceriana e apaixonada por música. Correspondente de Guarulhos, na Grande São Paulo, desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

Nenhum campo encontrado.