Por: Cíntia Gomes
Notícia
Publicado em 03.07.2019 | 15:46 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42
Na manhã de sexta-feira (28), o editor-chefe de jornalismo da Agência Mural, Paulo Talarico, participou da mesa “Isso a mídia não mostra, mas nós mostramos”, realizada no 14º Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em São Paulo.
Com a moderação de Marcelo Beraba (Abraji), estiveram presentes na mesa as jornalistas Naine Terena (Oráculo Comunica) e Donminique Azevedo (Coletivo Cacos e Correio Nagô) que também participou da mesa “Por que as redações brasileiras precisam investir em diversidade”. Ambos contaram histórias e reportagens que produziram em seus canais que passam despercebidos pela grande mídia.
De acordo com Talarico, é importante mostrar que na periferia há muito mais a se mostrar que só violência e que é preciso desconstruir a ideia negativa sobre essas regiões.
“A gente fala desde problema de serviço público, ação cultural no bairro, esportes, iniciativas e histórias de moradores da região”, diz.
Segundo ele teve mudanças nos últimos anos na imprensa como um todo. “Acreditamos ser fruto de vários coletivos que têm mostrado a importância de cobrir a periferia de uma forma mais justa”.
O editor mostrou vários exemplos de reportagens produzidas pelos correspondentes que só a Agência Mural conta, como um especial sobre as eleições em cada região da Grande São Paulo. A ideia é buscar uma cobertura mais próxima também na disputa pelas prefeituras em 2020.
“Muitas vezes esquecem da importância da eleição local para os moradores. É uma disputa mais próxima e impacta diretamente a população”, explica.
Os editores da Agência Mural Anderson Meneses, Cíntia Gomes, Karol Coelho, Priscila Pacheco e Vagner de Alencar também estiveram no Congresso para acompanhar as discussões sobre o jornalismo. Já os correspondentes Luana Nunes (Parelheiros), Lucas Veloso (Guaianases), Matheus de Souza (São Mateus), Micaela Santos (Franco da Rocha), Rafael Balago (Pirituba) e Thalita Monte Santo (Guarulhos) atuaram na cobertura do congresso.
Os correspondentes Rafael Balago e Matheus de Souza fizeram duas reportagens sobre as mesas que participaram:
Jornal impresso, alertas no celular e linguagem simples são estratégias para atrair leitores
Fortalecer o jornalismo local reflete em uma democracia mais justa
Jornalistas apontam falta de abordagem sobre a imprensa negra no país
A 14ª edição do Congresso da Abraji foi realizada entre os dias 27 e 30 de junho na Universidade Anhembi Morumbi, campus Vila Olímpia. A cobertura completa pode ser conferida aqui.
Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama o mar, livros, dançar, ver filmes, comer doces e pipoca.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]