Cidade da região Oeste teve crescimento de 3.06% no número de pessoas aptas a votar
Magno Borges/Agência Mural
Por: Redação
Notícia
Publicado em 31.07.2024 | 18:53 | Alterado em 09.09.2024 | 11:27
A cidade de Carapicuíba, na região Oeste, na Grande São Paulo, possui 300.058 eleitores aptos a votar nas eleições 2024, quando serão eleitos prefeitos e vereadores. Os dados foram divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no dia 19 e mostram o perfil do eleitorado em todas as cidades.
No caso de Carapicuíba, o número de moradores que podem participar da eleição teve crescimento de 3.06% em quatro anos, desde a votação em 2020. Ao todo, 8.920 pessoas na cidade tiraram o título de eleitor a tempo de participar da votação deste ano. A cidade foi a 22ª em termos de crescimento no eleitorado.
O aumento no número de votantes pode estar ligado a pessoas que se mudaram para as cidades e aos novos jovens eleitores que tiraram o título de eleitor pela primeira vez. O número de eleitores em Carapicuíba representa 77,5% da população total da cidade, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Quanto ao perfil de quem pode ir às urnas, Carapicuíba ficou na 13ª posição na Grande São Paulo com maior presença de mulheres. A cidade possui 52,72% da população que pode votar composta por eleitoras. Ao todo, são 158.196 mulheres aptas a votar, ante 141.698 homens com direito a participar das eleições 2024.
Quanto às idades do eleitorado, a cidade aparece na 24ª posição na Grande São Paulo com mais jovens eleitores. Carapicuíba possui 12,9% de eleitores com até 24 anos, com 38.623 moradores nessa faixa etária que podem votar.
Por outro lado, 18,7% dos votantes possuem mais de 60 anos, num total de 56.126 pessoas. As faixas etárias que concentram a maior parte dos eleitores estão concentradas especialmente entre 45 e 59 anos, com 76.131 pessoas, enquanto de 25 a 34 são 64.092 e de 35 a 44 anos são 65.085.
*Este texto foi produzido com uso de programação e linguagem Python e auxílio de inteligência artificial. Os dados foram coletados e verificados pela reportagem da Agência Mural.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]