APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Em prédio histórico, Vila Guilherme ganha a sua primeira Casa de Cultura

O prédio, que se confunde com a história do próprio distrito, é o primeiro equipamento cultural da Vila Maria/ Vila Guilherme

Image

Por: Redação

Publicado em 28.07.2016 | 0:30 | Alterado em 28.07.2016 | 0:30

Tempo de leitura: 2 min(s)

Alguns moradores chamam de casarão da Vila Guilherme. Outros, de antigo Grupo Escolar Vila Guilherme, que foi a primeira escola do bairro homônimo, ou chamam até de antiga administração regional da subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme. Desde o início de junho, o imóvel que ocupa o número 110 da Praça Oscar da Silva, ganhou um novo nome: Casa de Cultura da Vila Guilherme. O prédio, que se confunde com a história do próprio distrito, é o primeiro equipamento cultural da região administrada pela subprefeitura.

Segundo os dados do Observatório Cidadão, até o ano de 2014 não havia uma única casa, centro ou espaço cultural na Subprefeitura da Vila Maria/ Vila Guilherme. Por esse motivo, a Casa de Cultura da Vila Guilherme tem mobilizado bastante a população e já tem até quem faça planos para o local. Bruno Rodrigues, 32, por exemplo, é morador da região e pretende organizar uma oficina de instrumentos musicais. Já Ana Beatriz Gonçalves, 18, definiu qual é sua preferência: ela quer ter aulas de teatro.

Por lá, já estão em funcionamento algumas atividades, como aulas de hip-hop e ensaios de peças teatrais feito por grupos que vão se apresentar em outras regiões da cidade. Além disso, a Casa de Cultura conta com mesas de pingue pongue, tabuleiros de xadrez e uma pista de skate para se divertir.

Tombado pelo patrimônio histórico, o edifício passou por reformas nos último anos e os reparos foram complexos, já que não foi permitido realizar grandes reformas devido ao seu tombamento. “Ficou muito lindo”, afirma Maria Rodrigues, 63, que chegou a estudar no prédio quando ali ainda funcionava uma escola.

Responsável pelo gerenciamento do local, Rogério Fonseca, 32, afirma que algumas adequações ainda precisam ser feitas. Ele está avaliando, por exemplo, a possível implantação de um elevador para facilitar a acessibilidade.

Nelson Marques, 51, é ator, conselheiro municipal e coordenador do Grupo de Trabalho em Cultura do Conselho Participativo da Vila Guilherme. Segundo ele, não foi um processo fácil para conseguir a nova Casa de Cultura. “Nós indicamos três obras prioritárias: o Hospital Municipal Vermelinho (José Storopolli), que fica próximo ao Parque Novo Mundo; o Futuro CEU do Parque Novo Mundo; e o Casarão da Vila Guilherme”. Todas essas obras foram obtidas diretamente com decreto do prefeito, sem a necessidade de um projeto de lei.

A Casa de Cultura da Vila Guilherme funciona de terça à sexta, das 10h às 20h, na Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE