APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Isabela Alves

Notícia

Publicado em 15.02.2023 | 10:01 | Alterado em 16.02.2023 | 19:16

Tempo de leitura: 4 min(s)

“Deixa a tristeza pra lá, sou alegria. Minha coruja a voar ao infinito. A estrela que brilha mais forte no céu. É o Grajaú para conquistar o seu sorriso”.Com o samba-enredo “Me dê a sua tristeza que eu transformo em alegria. Um tributo à arte de fazer rir”, do carnavalesco Murilo Lobo, a escola de samba Estrela do Terceiro Milênio irá desfilar pela primeira vez no Grupo Especial em 2023.

A campeã do Grupo de Acesso 1, que prestou um tributo às mulheres sambistas em 2022, neste ano irá falar sobre a história do humor e homenageará grandes nomes da comédia no Brasil.

A escola abrirá a segunda noite dos desfiles, no sábado (18), e também pretende levar o senso de pertencimento do Grajaú, distrito da zona sul de São Paulo, local que abriga a escola há 24 anos.

A Agência Mural esteve presente no último ensaio antes do desfile que ocorreu no domingo (12), no Centro Cultural Grajaú, e conversou com moradores da região para entender o impacto dessa conquista.

Último ensaio da escola foi no Centro Cultural do Grajaú @Isabela Alves/Agência Mural

“Foi um trabalho árduo de muitos anos e essa conquista vai ficar na nossa memória: a comunidade inteira cantando conosco. Estou confiante que o mundo irá conhecer a força do nosso Grajaú”, diz Andréia Araújo, 40. A diarista conhece a escola desde 2010, quando a filha foi convidada para desfilar.

Ela lembra da emoção de assistir o desfile da arquibancada no Sambódromo do Anhembi na época em que a escola estava no Grupo de Acesso 2. No ano seguinte, foi convidada para atuar como componente e, neste ano, assumiu o cargo de chefe da ala jovem.

O trabalho dela é recrutar os jovens, fazer com que eles entendam a letra do samba-enredo, e ensinar o processo de cantar, dançar e transmitir alegria para quem está assistindo. “É um espetáculo a céu aberto, então tem que mostrar toda alegria e potencialidade do nosso carnaval”, observa.

Maria Memé Mary, 60, atua como comerciante na região desde 1987 e conta que acompanhou os primeiros desfiles que aconteciam nos bloquinhos de rua. Passou a acompanhar ativamente o trabalho da escola em 2009 e este ano irá desfilar com a fantasia da personagem “Jeannie é um Gênio”, famosa sitcom estadunidense da década de 1960. “Não tinha como eu morar aqui do lado e não participar”, conta animada.

Escola do Terceiro Milênio tem samba enredo sobre o humor @Divulgação

Escola do Terceiro Milênio tem samba enredo sobre o humor @Divulgação

Escola do Terceiro Milênio tem samba enredo sobre o humor @Isabela Alves/Agência Mural

Escola do Terceiro Milênio tem samba enredo sobre o humor @Isabela Alves/Agência Mural

Escola do Terceiro Milênio tem samba enredo sobre o humor @Isabela Alves/Agência Mural

Escola do Terceiro Milênio tem samba enredo sobre o humor @Isabela Alves/Agência Mural

Ela observa que a conquista de chegar ao Grupo Especial foi algo que mobilizou toda a comunidade, já que neste ano houve a participação de 1800 pessoas envolvidas no projeto.

Os últimos ensaios técnicos foram nos dias 24 e 28 de janeiro, e 3 de fevereiro. O desfile tem a duração de uma hora e para que tudo saia perfeito, a conexão e esforço durante os ensaios entre os envolvidos devem ser precisas.

Representatividade

A estudante de fisioterapia Júlia Ribeiro, 22, mora perto da quadra da escola e relata que dá para sentir a energia de longe. Para ela, ver a escola alcançar esse espaço é uma maneira de empoderar a comunidade como um todo, até as pessoas que não moram perto do bairro Parque América.

Além de pregar a união do coletivo, ela aponta o fato da escola recrutar as pessoas da região para a equipe e promover ações sociais, como a arrecadação de alimentos, doação de produtos de limpeza e de higiene pessoal. “Quem toca e trabalha como chefes das alas são pessoas daqui, então há uma preocupação com a inclusão”, diz.

Apesar dessa avaliação, a escolha de pessoas de fora do Grajaú para participar dos desfiles levou a questionamentos por parte de alguns moradores. A Terceiro Milênio terá como rainha de bateria a atriz Carla Diaz, e como musa Mirela Birnfeld, esposa do deputado federal Alexandre Leite (União) – ele é filho do vereador Milton Leite (União) e ambos são apoiadores da escola.

O presidente da Câmara Milton Leite e, na direita, o deputado federal Alexandre Leite, em ensaio da escola @Divulgação

“Cadê as meninas da comunidade”, postou um seguidor. A Escola rebateu os comentários dizendo manter as meninas em vários postos da escola e que teve por anos mulheres negras à frente da bateria. “Agora temos nossa musa que também é comprometida com a escola”.

Julia diz que os comentários têm sido feitos por quem é de fora. “Quem está reclamando, não conhece o trabalho de perto. Estão escolhendo pessoas de fora para que a escola se torne mais conhecida. O carnaval também é feito de visibilidade”, reflete.

A agremiação também convidou outros artistas para participar, como Marcelo Adnet (embaixador do enredo), Thalia Bombinha (drag humorista), Lindsay Paulino (ator), Ellen Roche (atriz) e Valenttini (drag humorista).

Destaques

Um dos destaques do desfile está no último carro alegórico, chamado ‘O mundo na palma da mão’, que terá uma homenagem especial para Maria Vilani. A escritora e filósofa promove atividades culturais na região há três décadas e Adriano Mendes, que trabalha com ela no Caps (Centro de Arte e Promoção Social), estará ao seu lado nesse momento.

“Uma periferia como o Grajaú conseguiu com muito esforço chegar nesse patamar, porque são muitos sonhadores. Agora a escola é um grande ponto de referência na área da cultura. Por mais que os sonhos demorem, não deixem de acreditar, porque um dia acontece. E nós estamos vivendo isso”, conclui Adriano.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Isabela Alves

Graduada em jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e pós graduanda em Mídia, Informação e Cultura pelo Celacc/USP. Homenageada no 1° Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Correspondente do Grajaú desde 2021.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE