APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Gestão Covas deve trocar 70% dos subprefeitos de São Paulo

Prefeito de São Paulo, no entanto, não confirmou a mudança ou citou os novos nomes; saiba o que muda com a troca nas subprefeituras

Image

Por: Redação

Publicado em 12.12.2018 | 19:58 | Alterado em 12.12.2018 | 19:58

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Bruno Covas em evento na subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste (Reprodução)

Convites para que novos subprefeitos assumam as subprefeituras da cidade de São Paulo, a partir de 2019, vêm sendo feitos há duas semanas pelo prefeito Bruno Covas (PSDB).

23 dos 32 responsáveis pelas subprefeituras paulistanas devem ser trocados. A seleção de nomes está ocorrendo dentro do próprio partido político. Com a mudança, Covas tem a proposta dar a sua “cara” à gestão e trazer aliados tucanos com perfil jovem.

Na subprefeitura de Jaçanã/Tremembé, zona norte de São Paulo, a assessoria diz não ter informações sobre a mudança. “A gente não sabe de nada ainda, mas não deixamos isso interferir no nosso trabalho. Acredito que se for acontecer alguma mudança, pode ser uma transferência do Alexandre [Pires] para ser subprefeito de outra região”, comenta o assessor Alarico Rezende.

O importante para a equipe atual da subprefeitura do Jaçanã/Tremembé e para a própria prefeitura mesmo é que as obras não parem por aqui”
Alarico Rezende, assessor

Vale lembrar que, desde que assumiu a Prefeitura de São Paulo, no segundo semestre deste ano, Covas já trocou o posto em seis subprefeituras: Santo Amaro e Campo Limpo, na zona sul, Sapopemba, Penha e Itaquera, na zona leste, e Butantã, na zona oeste.

Seu antecessor, João Doria (PSDB), também já havia demitido ou exonerado cinco subprefeitos no período de 11 meses.

O QUE MUDA COM A TROCA?

Quando um novo prefeito assume a administração de São Paulo, os subprefeitos (e suas equipes) são substituídos. O 32xSP destacou, em agosto de 2018, que 82% dos paulistanos são favoráveis à escolha direta do subprefeito, visto que é o próprio prefeito da cidade quem escolhe os cargos de confiança para cada uma das 32 subprefeituras.

LEIA MAIS: Prefeitura de São Paulo tem um subprefeito trocado a cada 40 dias

Um subprefeito é responsável por atender as demandas locais e ter um relacionamento mais próximo aos munícipes da região. Eles podem, inclusive, criar serviços ou canais próprios de atendimento — como ocorre na subprefeitura de Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital paulista.

À frente da administração local desde janeiro de 2017, o subprefeito Ozziel Souza, além de usar seu perfil pessoal no Facebook, onde tem quase cinco mil contatos, também possui uma página oficial de mesmo nome e criou o “Whats Denúncia”.

Image

Ozziel Souza é subprefeito de Cidade Tiradentes, na zona leste (Eduardo Silva/32xSP)

Apesar de não ser um serviço oficial da Prefeitura de São Paulo, o número de celular cedido à população é muito usado para reclamações sobre perturbação do sossego. De acordo com informações da assessoria do órgão, cerca de mil mensagens são recebidas diariamente.

“Nós estamos felizes com o nosso subprefeito. A gente não quer que mude. Os serviços melhoraram”, comenta Maurício de Souza, morador de Cidade Tiradentes, durante participação do 32xSP na Rádio CBN.

Contatado pela reportagem, Ozziel disse que até o momento não foi informado de sua saída. “Agradeço esse morador. Acredito ser fruto de um bom trabalho tal manifestação”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM: Subprefeitos usam WhatsApp para se aproximar de moradores

Moradora do Jabaquara, na zona sul, Kátia Carvalho também disse estar preocupada com a possível troca de subprefeitos.

“A [subprefeita] Fátima Marques está realizando maravilhas no bairro. As mudanças são patentes, desde a limpeza na região, até o atendimento na saúde. A segurança está mais ativa também”, diz. “Estou preocupada. Será que vamos perdê-la?”, continua.

Image

Maria de Fátima Marques Fernandes administra a subprefeitura do Jabaquara desde 2017 (Vagner Vital/32xSP)

MENOS DINHEIRO

Em fase de aprovação na Câmara Municipal de São Paulo, a Proposta da Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2019 reduziu recursos de todas as subprefeituras. Entre as sedes com maiores cortes, estão M’Boi Mirim, Capela do Socorro, Parelheiros, Cidade Ademar e Campo Limpo, todas na zona sul.

A principal função de uma subprefeitura é realizar serviços de zeladoria urbana, geralmente solicitados pelo canal 156 da Prefeitura de São Paulo. Os prazos de atendimento variam e dependem da estrutura de cada local.

Segundo a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), o tempo médio para reparos de iluminação pública, como troca de lâmpadas, é de 72 horas. Já pedidos como varrição podem demorar, em média, quatro dias; tapa-buraco, 45 dias; limpeza de bueiros; cinco dias; e podas de árvores, até 120 dias.

O valor orçado anualmente também inclui gastos como aluguel do prédio (que varia entre R$ 20 mil e R$ 131 mil por mês, dependendo do tamanho e da localização da subprefeitura), pagamento de serviços de terceiros e custos administrativos, como salários, auxílio-transporte e auxílio-alimentação de funcionários.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE