Contratação de institutos de pesquisa é comum entre veículos de imprensa
Por: Aline Almeida
Verificação
Publicado em 20.09.2022 | 15:56 | Alterado em 21.10.2022 | 11:52
Circula em grupos de WhatsApp do Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, um print feito no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) referente à pesquisa eleitoral aos candidatos à presidência.
A imagem foi compartilhada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) em seu perfil no Twitter, e mostra que a Rede Globo pagou R$ 290.332,30 ao instituto de pesquisa Ipec para a realização de um levantamento que indicou a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa nacional. Confira a seguir a verificação:
“A Rede Globo pagou a pesquisa que deu Lula na frente! kkkkkk”
-Texto reproduzido pelo Twitter do senador Flávio Bolsonaro (PL)
A informação de que a Rede Globo contratou o Ipec para realizar a pesquisa é verdadeira. A contratação de institutos por meios de comunicação para aplicação de pesquisas eleitorais é legal ― inclusive, todas são pagas, já que se trata de uma prestação de serviço. O valor de R$ 290.332,30 também é verdadeiro. Contudo, isso não significa que a Globo pagou para que o resultado fosse favorável a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os dados dessa última pesquisa, divulgada no último dia 12 de setembro, estão disponíveis no site do TSE. Para acessar, é só marcar “Eleições Gerais 2022” e buscar pelo registro (BR-01390/2022).
Além disso, o documento mostra os parâmetros que o instituto utilizou para realizar a análise: 2.512 eleitores de 158 municípios do país, tendo como nível de confiança 95% e margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A prática de veículos contratarem institutos de pesquisa é comum em todas as eleições. Em 2018, por exemplo, a Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e Globo contrataram institutos como o Datafolha e o Ibope para a realização de levantamentos ao longo da eleição.
As últimas pesquisas desenvolvidas por esses institutos antes do pleito de 2018 trouxeram resultados parecidos com o que foi verificado nas urnas. Um levantamento encomendado pela Globo e pela Folha ao Datafolha, divulgado em 6 de outubro de 2018, véspera do primeiro turno, mostrou Jair Bolsonaro na liderança com 40% dos votos válidos — ele obteve 46,03% na apuração. O registro (BR-01584/2018) pode ser consultado no site do TSE.
O levantamento realizado pelo Ipec, divulgado em 12 de setembro, mostra estabilidade no cenário da disputa para a presidência nas eleições de 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na frente, com 46% das intenções de voto, e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 31%, ressaltando as variações dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Ama livros, música e séries. Libriana apaixonada por pets. Correspondente do Grajaú desde 2022.
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