APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Paulo Pinto/ Agência Brasil

Por: Redação

Notícia

Publicado em 28.11.2023 | 14:18 | Alterado em 28.11.2023 | 14:18

Tempo de leitura: 2 min(s)

Nesta terça-feira (28), pela segunda vez em menos de dois meses, os trabalhadores dos trens e metrôs da cidade de São Paulo entraram em greve e suspenderam as atividades de trechos ou linhas inteiras do transporte sobre trilhos da capital paulista. Eles não estão sozinhos: servidores públicos de outras empresas e autarquias do governo do estadual paulista também cruzam os braços. Mas o que mobiliza essas paralisações?

Os metroviários e trabalhadores da CPTM se uniram a outras categorias profissionais, como os funcionários da Sabesp, educação, da saúde e da Fundação Casa, para realizar uma greve em protesto contra as privatizações, terceirizações, corte de verbas na educação e demissões praticadas pelo governo de Tarcísio de Freitas (Republicamos).

Os servidores defendem que vender uma empresa pública para o setor privado pode trazer graves prejuízos a população, como piora da segurança, queda na qualidade, aumento de preços e expansão das linhas para locais que deem mais lucro e não que atendam o interesse da população.

A Agência Mural preparou um material especial para tirar dúvidas sobre o que são as privatizações e as concessões. Confira aqui:

Paralisação no transporte

Até a manhã desta terça, estavam completamente paralisadas as linhas 15-Prata do metrô e 10-Turquesa do trem. As demais linhas do metrô funcionam parcialmente. No trem, a linha 12-Safira e 13-Jade estão com operação normal e as linhas 7-Rubi e 11-Coral têm funcionamento parcial.

As linhas já privatizadas (4 e 5 do metrô e 8 e 9 de trens metropolitanos) não aderiram à greve.

Para amenizar os efeitos da paralisação para a população, os metroviários propuseram ao governo paulista liberar as catracas dos trens e metrôs, adotando a gratuidade do transporte durante a greve. A proposta, no entanto, foi recusada pela governador Tarcísio.

Na manhã, o trânsito na capital foi mais intenso que o normal, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), chegando a 581 quilômetros de congestionamento, sendo que o tráfego mais intenso é na zona leste, com 170 km de engarrafamento.

A prefeitura de São Paulo adicionou mais 200 ônibus à frota municipal, liberou o rodízio e deu ponto facultativo aos funcionários públicos, com exceção dos que desempenham serviços essenciais e da educação.

Privatizações no governo paulista

Está tramitando na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) um Projeto de Lei (1501/2023) que permite a privatização da Sabesp, além disso, o governo paulista encaminhou para a Alesp uma PEC (proposta de emenda constitucional) pode reduzir os investimentos na educação de 30% para 25% da receita estadual, o que representaria uma redução no orçamento de cerca de R$ 10 bilhões. 

O governo também mantém a proposta de leiloar a linha 7 da CPTM no início de 2024 e tenta terceirizar setores importantes no Metrô.

*Com informações do InfoMoney, do Globo e do Sindicato dos Metroviários

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE