APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Moradores do Campo Limpo sofrem com trânsito intenso na região, aponta aplicativo

Localizadas na Subprefeitura do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, a avenida das Belezas e a rua Silvio Ribeiro Aragão possuem um dos trechos mais lentos no trânsito da região

Image

Por: Redação

Publicado em 26.04.2017 | 14:44 | Alterado em 26.04.2017 | 14:44

Tempo de leitura: 2 min(s)

Localizadas na Subprefeitura do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, a avenida das Belezas e a rua Silvio Ribeiro Aragão possuem um dos trechos mais lentos no trânsito da região. Segundo dados do aplicativo Coletivo – Ônibus de São Paulo, que monitora o transporte público na capital, os ônibus chegam a andar 5.65 km/h no pico da manhã e 4.55 km/h no pico da tarde.

Para averiguar essa situação, a reportagem do 32xSP acompanhou a viagem dos passageiros e embarcou às 7h45 no ônibus (6404-10), que faz a linha Jardim Ingá/ Terminal João Dias. Foram 30 minutos em um percurso que levaria em média apenas 8, sem trânsito.

“Não sei o que acontece nessa rua, com esse farol. Há anos ele apresenta problemas, apagando do nada e, quando isso ocorre, trava tudo por aqui e você é obrigado a sair bem mais cedo de casa para não chegar atrasado no trabalho”, diz o auditor de hotel Antônio Ponciano, 33.

Já a promotora de vendas Giovana Gonçalves, 36, moradora do Jardim Ingá, leva em média 1h30 todos os dias para chegar ao seu trabalho, na Vila Olímpia. “Hoje em dia, o trânsito não tem dia nem horário, mas aqui, até no domingo você fica um bom tempo parado. É terrível”, diz.

O montador mecânico Fabiano Feitosa, 34, acredita que deveria existir novas vias de acesso para quem usa ônibus e sai dessa região em direção a outras áreas da cidade. Feitosa, que trabalha em Santo Amaro, diz ainda que é raro o dia que ele não chega em cima da hora na empresa por causa do trânsito intenso.

“Junta as avenidas Giovanni Gronchi, Itapecerica, esta daqui, principalmente, mais o excesso de carros, afunila tudo e ninguém mais anda (sic)”, completa.

TEMPO DEMAIS

Em setembro do ano passado, a Rede Nossa São Paulo realizou uma pesquisa sobre a mobilidade urbana em parceria com o Ibope Inteligência, e apontou que 33% dos paulistanos gastam entre 1h e 2h diariamente em deslocamento para realizar atividades principais do cotidiano.

Considerando ainda a ida e a volta, 30% levam pelo menos duas horas, 12% demoram até 30 minutos, e 13% mais de três horas. A média de tempo em 2016 foi de 2h21. Esse número aumentou em relação aos dois anos anteriores – 2014 e 2015 –, quando a média se manteve em 1h44.

No caso do tempo médio gasto no trânsito para realizar todos os deslocamentos diários, o cenário muda. A pesquisa aponta que 52% dos paulistanos gastam, pelo menos, 2h por dia em locomoção e 16% mais de 4h. Com isso, a média de 2016 foi de 2h58. Em 2015 e 2014 ela foi de 2h38 e 2h46, respectivamente.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE