Divulgada nesta terça-feira (18), pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade”, mostra que tempo de deslocamento vem diminuindo
Por: Redação
Publicado em 18.09.2018 | 13:43 | Alterado em 18.09.2018 | 13:43
Duas horas e cinco minutos: esse é o tempo que os moradores das zonas norte e sul gastam para se locomover em São Paulo diariamente. Segundo a pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade”, as duas regiões apresentaram o maior índice de tempo de deslocamento para conseguir realizar a principal atividade do dia, como ir ao trabalho ou à faculdade, por exemplo.
Nas demais regiões, os moradores disseram gastar em média 1h52 na zona leste, 1h40 no centro e, por último, a zona oeste, com uma média de 1h33.
Realizado pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência e MOB Cidades, o estudo foi apresentado nesta terça-feira (18). O levantamento mostra que, apesar do tempo ser grande, houve uma diminuição em relação aos anos anteriores.
LEIA MAIS
Corredores de ônibus da zona norte são os mais lentos de SP
O tempo médio diário de deslocamento para realizar a atividade principal diminui sensivelmente e chega a 1h57 em 2018. No ano passado eram 2h.
Já para realizar todos os deslocamentos diários (o tempo gasto no trânsito, de modo geral), segue diminuindo após crescimento registrado em 2016 e atinge 2h43 neste ano (em 2017 eram 2h53, enquanto em 2016, 2h58).
Assim como no deslocamento principal, os moradores das regiões norte e sul são os que gastam mais tempo: 2h49 e 2h56, respectivamente. A média geral de 2018 é de 2h43, enquanto no ano anterior foi de 2h53
Um dos motivos para explicar o longo período de deslocamento é a grande quantidade de paradas que o veículo precisa realizar.
Por exemplo, a linha municipal 8400, que sai da zona norte até o centro da cidade, precisa cruzar 86 semáforos ao longo de 15 quilômetros de trajeto. Esse percurso pode demorar mais de 1h para serem vencidos no horário de pico.
O trajeto no sentido centro tem 31 pontos de embarque e desembarque. Ao todo, são 117 chances de frear por viagem. Na média, uma a cada 128 metros.
DESISTÊNCIA DO BUSÃO
A pesquisa também aponta um crescimento de desistência do uso de ônibus municipal. A lotação ainda é o principal motivo para que outras pessoas prefiram se locomover de outras formas. Em seguida, vem a demora desses veículos: seja por trajeto longo ou a espera nos pontos.
VEJA TAMBÉM
Ônibus das zonas norte e leste demoram cerca de 40 minutos para passar
A lotação ainda é o principal motivo para que outras pessoas prefiram se locomover de outras formas. Em seguida, vem a demora desses veículos: seja por trajeto longo ou a espera nos pontos.
A pesquisa também traz um panorama de assuntos como poluição, uso de bicicletas e a relação dos paulistanos com multas de trânsito.
http://32xsp.org.br/2018/07/31/linha-de-onibus-precisa-vencer-86-semaforos-para-ir-de-pirituba-ao-centro/
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]