APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Thiago Costa/FDEM

Por: Jessica Bernardo

Notícia

Publicado em 13.04.2023 | 14:00 | Alterado em 27.02.2024 | 17:23

Tempo de leitura: 3 min(s)

Um grupo de moradores de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, se reuniu nesta segunda-feira (10) com o secretário executivo de Relações Institucionais da prefeitura, Enrico Misasi, para discutir os constantes alagamentos na região.

O encontro aconteceu depois que a população do distrito entrou com uma ação civil pública contra a gestão Ricardo Nunes (MDB) no fim de março.

Representados pelo Instituto Padre Ticão, organização social da região, os munícipes pediram uma liminar para obrigar a prefeitura a limpar bueiros, desentupir tubulações e criar um plano efetivo para conter as enchentes.

Alagamento na avenida Paranaguá, fotografada durante fortes chuvas do dia 12 de março @Reprodução

A ação, conta Douglas Samoel, 40, foi uma resposta à falta de atenção do poder público com o território. “Em Moema, o prefeito rapidinho falou que ia fazer uma ação contra os alagamentos, mas aqui em Ermelino nada foi apresentado”, lembra o professor de história, que ajudou na construção da liminar.

O distrito de Moema, citado por Douglas, fica na zona sul de São Paulo e teve obras de drenagem anunciadas pela prefeitura três dias depois de uma enxurrada tomar conta do local no dia 8 de março. A tempestade daquele dia provocou a morte de uma idosa de 88 anos, após o carro dela ter sido arrastado pela água.

Na reunião com o secretário Enrico Misasi nesta segunda, comerciantes e moradores de Ermelino Matarazzo relataram os prejuízos que as enchentes têm causado ao distrito todos os anos e falaram do medo de também serem vítimas de uma tragédia.

No dia 12 de março, uma forte chuva fez com que a água subisse 1,2 metros acima do nível da rua na região. A correnteza entrou nas casas, comércios e invadiu a sede do Conselho Tutelar na avenida Milene Elias.

O alagamento também atingiu um dos principais pontos de cultura da região, a Ocupação Cultural Mateus Santos, na avenida Paranaguá. A água atingiu cabos elétricos e destruiu livros da biblioteca comunitária e o sofá do espaço.

Alagamento em Ermelino Matarazzo atingiu a Ocupação Cultural Mateus Santos @Reprodução

Misasi visitou alguns dos pontos afetados pelas últimas enchentes e se comprometeu a levar as reivindicações citadas por eles ao gabinete do prefeito.

Para Douglas, o encontro foi importante para iniciar um diálogo e evitar que o cenário de destruição se repita no próximo ano.

“A gente não quer um piscinão, a gente quer um plano emergencial para 2024. E mais: que esse plano seja discutido com os moradores e com os movimentos culturais, sociais e de moradia”, explica ele, afirmando que esse é o terceiro ano consecutivo que o distrito sofre com enchentes.

O professor também faz parte do coletivo Frente Democrática, que tem buscado soluções para o território em conjunto com o Instituto Padre Ticão.

Sem investimento

Um levantamento do portal G1 utilizando dados do Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo mostrou que, de 1º de janeiro a 14 de março de 2023, a gestão municipal usou apenas 4% da verba destinada para ações de prevenção e combate a enchentes e alagamentos para o ano.

O baixo investimento no período destoa do esperado para um período em que a cidade registrou recorde de chuvas. Com 428,9 milímetros de chuva, o mês de fevereiro de 2023 foi o terceiro mais chuvoso dos últimos 81 anos, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

O volume de chuva registrado no mês ficou atrás apenas dos meses de fevereiro de 1995 (445,5 mm) e de 2020 (505,7 mm).

Instituto Padre Ticão

O Instituto Padre Ticão é uma organização localizada na zona leste da cidade que atua no desenvolvimento de políticas públicas para a região. A organização homenageia em seu nome o líder religioso que liderou o movimento pela criação do Parque Dom Paulo Evaristo Arns e do Hospital de Ermelino.

Padre Ticão faleceu em 2021 @Marcos Santos / USP Imagens

O líder religioso também fez parte da mobilização para a instalação da USP (Universidade de São Paulo) Leste, em Ermelino, e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Leste, em Itaquera.

Ele defendia abertamente o uso da cannabis medicinal contra doenças e, em 2019, criou um curso sobre a temática na igreja onde celebrava as missas. Padre Ticão morreu em 2021 aos 68 anos.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jessica Bernardo

Jornalista, cria de uma família de cearenses. Apaixonada por São Paulo, bolos e banhos de mar. Correspondente do Grajaú desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE