APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Moradores se tornam conselheiros no Aricanduva para cobrar fim de alagamentos

Geólogo afirma que problema tem origem na canalização dos rios e ressalta a importância da conscientização da população sobre o descarte correto de lixo

Image

Por: Redação

Publicado em 06.09.2017 | 14:04 | Alterado em 06.09.2017 | 14:04

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Córrego do Rio Aricanduva (Larrisa Darc/32xSP)

No Aricanduva/Vila Formosa, na zona leste da capital, chuva é sempre sinônimo de preocupação. Na região está um dos principais afluentes do rio Tietê, o rio Aricanduva, que corre junto a outros córregos sujos.

Quando há enchentes, o transtorno é evidente, afetando, especialmente, a população mais pobre. Moradores cobram ações mais efetivas à subprefeitura do local e há quem esteja, inclusive, virando conselheiro para acompanhar de perto essa demanda.

É o caso da moradora Viviane Assôfra, 38. “No Aricanduva, deságuam dois dos principais córregos da região. Temos enchentes que trazem problemas às pessoas mais desassistidas e elas demandam boa parte dos esforços da prefeitura regional”, diz, ao se referir às cheias dos córregos e do Rio Aricanduva.

Em agosto deste ano, a bancária levou a demanda para a audiência devolutiva do Programa de Metas da gestão João Doria (2017-2020).

“Indicamos as prioridades da região e, dentre as três principais, está a questão das bacias hidrográficas. Há moradores que se tornaram conselheiros somente por esse motivo”, afirmou Viviane, que também é representante dos moradores de Aricanduva/ Vila Formosa desde 2014.

LEIA MAIS:
Doria não prioriza construção de novos equipamentos públicos no Plano de Metas

Image

Na última edição da pesquisa IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), divulgada em janeiro deste ano, a região leste 1, onde está localizado o distrito do Aricanduva, recebeu nota 4 sobre a manutenção de bueiros, galerias e controle de enchentes.

Apesar dos problemas, é a mais alta avaliação em toda a cidade. A nota média mais baixa é 2,8, dada pelos moradores da região oeste.

O geólogo e professor da USP, Pedro Côrtes, diz que a sobrecarga dos rios, essas regiões precisam estar sempre alertas, e explica que a origem do problema está na canalização dos rios, comum nos fundos dos vales que foram ocupados com o grande crescimento da cidade.

“Acreditou-se que a ação seria suficiente para dar vazão às águas. No entanto, quando o volume de chuva é grande, o rio não consegue dar vazão e a área de inundação acaba sendo novamente ocupada “, esclarece Côrtes.

O subprefeito Luiz Carlos Frigerio afirma que tem procurado ajuda para reduzir os impactos gerados pelas enchentes.

“Há dois meses, recebi um plano chamado Córrego Limpo. Para a minha surpresa, esse já é um projeto feito pela Sabesp — responsável pelo saneamento básico no estado de São Paulo — há mais de dez anos e nenhum dos córregos de Aricanduva/ Vila Formosa estão nesse plano”, revela.

“Eu mandei a minha equipe conversar com eles [Sabesp] para tentar incluí-los. Existem córregos como o Rapadura que precisamos jogar água a cada 15 dias porque foi uma obra mal feita”, assegura. Procurada pelo 32xSP, a Sabesp não se pronunciou sobre essa questão.

Côrtes elenca algumas ações que poderiam contornar os danos causados pelos alagamentos, como a ampliação e limpeza dos bueiros e galerias pluviais, que facilitariam o escoamento das águas.

“No médio e longo prazo, a prefeitura deveria incentivar o uso de calçadas permeáveis para ampliar a absorção das águas da chuva. O plantio de árvores nativas e a criação de mais áreas verdes também devem ser incentivados, pois isso ajuda na absorção das águas pluviais”, acrescenta.

Conforme o geólogo, não só a limpeza deveria ser ampliada. “É preciso a conscientização dos moradores para que não joguem lixo nas ruas. Isso reduziria o entupimento dos bueiros e galerias, facilitando o escoamento das águas pluviais”.

A moradora Viviane concorda. “Não adianta construir piscininha ou piscinão se as pessoas jogam sofá e lixo na rua. Enquanto os moradores não se conscientizarem, vai ter alagamento. Temos [os moradores] que fazer também um mea-culpa. Precisamos pressionar a gestão e a população”, ressalta.

VEJA MAIS:
Quais são os distritos com mais área verde em SP?

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE