APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

No extremo leste, moradores reclamam do mato alto e cobram “Cidade Linda”

Situação incomoda motoristas e pedestres de bairros como Guaianases, Sapopemba e Cidade Tiradentes

Image

Por: Redação

Publicado em 02.03.2017 | 13:37 | Alterado em 02.03.2017 | 13:37

Tempo de leitura: 2 min(s)

Moradores que vivem na zona leste de São Paulo reclamam de áreas com mato alto e falta de conservação de praças e calçadas. A situação incomoda motoristas e pedestres de diversos bairros, como Guaianases, Sapopemba e Cidade Tiradentes. Em vários pontos, é possível encontrar lixos espalhados e ausência de capinação.

“Para ser sincera, as praças e áreas de lazer do bairro ficam muito meses com o mato ‘engolindo’ bancos e brinquedos, até que a gente reclame ou tenha eleição”, afirma a auxiliar administrativa, Thamires Sousa, 23, moradora de Sapopemba.

Segundo o Irbem (Índice de Referência de Bem-Estar no Município), divulgado no dia 24 de janeiro, a nota média que a população de São Paulo deu ao meio ambiente foi de 3,6, em uma escala de 0 a 10.

Para serviços de limpeza pública e de terrenos baldios, a nota foi ainda menor, sendo 3,3. Por outro lado, a população acredita na importância dessas áreas, pois ela figurou com nota 7,7 na pesquisa.

No segundo dia de mandato, o prefeito João Doria (PSDB) lançou o programa “Cidade Linda”, com o objetivo de revitalizar áreas degradadas da cidade. O primeiro ponto a receber o programa foi a avenida Nove de Julho, na região central da capital.

Dentre os benefícios que o programa busca trazer para São Paulo estão os serviços de manutenção de logradouros, conservação de galerias e pavimentos, retirada de faixas e cartazes, limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros, poda de árvores, entre outras.

A iniciativa, segundo o prefeito, envolve apoio de representantes do governo, da iniciativa privada e de ONGs e alguns moradores do extremo leste enxergam descaso no tratamento da periferia por parte do poder público.

“Veja o exemplo do nosso prefeito, que está fazendo as operações de limpeza apenas no centro. Garanto que ele não passou da Mooca e diz que já veio na zona leste”, complementa o estudante e morador de Guaianases, Higor Antunes, 19.

A falta de limpeza urbana atinge principalmente as mulheres, que são afetadas pela ausência de segurança que percebem na volta para casa, geralmente no período da noite. “Todo dia, quando volto da faculdade, tenho muito medo de passar pela rua atrás de casa. Dentro daqueles matos, com certeza, alguém pode se esconder e me atacar”, afirma a estudante Carina Mota, 33, de Guaianases.

“A crítica que tenho é que cuidar de São Paulo não é apenas apagar pichações ou grafites no centro da cidade, mas olhar a cidade como um todo. Isso é o que um gestor deveria fazer”, finalizou Antunes.

Em entrevista ao 32xSP, publicada na última segunda-feira (20), o vice-prefeito e secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, afirmou que o “Programa Cidade Linda” começou a se expandir para vias que não estão na região central da cidade. Na zona leste, ele deu o exemplo da avenida Matteo Bei, em São Mateus.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE