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Agência de Jornalismo das periferias

Divulgação/ Central da COP

Por: Redação

Notícia

Publicado em 16.10.2025 | 10:00 | Alterado em 17.10.2025 | 17:10

Tempo de leitura: 3 min(s)

A menos de um mês da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30) – que será realizada em Belém, entre 10 e 21 de novembro -, o Observatório do Clima propõe levar o debate às escolas das periferias. A organização disponibilizou, para professores e estudantes, um kit pedagógico gratuito, online e físico, para trabalhar questões relacionadas ao aquecimento global de forma divertida e criativa.

O projeto Estação Central da COP reúne materiais formativos, com informações confiáveis sobre a crise climática. O objetivo é fomentar debates a respeito de questões socioambientais da atualidade, como justiça climática e racismo ambiental. O kit é gratuito e está disponível online para professores.

Albúm de figurinhas sobre a COP faz parte do material pedegógico para as periferias @Divulgação/ Central da COP

Ele já faz sucesso na Escola Estadual Eurípedes Simões de Paula, no Grajaú, zona sul de São Paulo. Lá, a professora de matemática Cristiane Lacerda realiza um projeto para garantir o descarte correto de óleo de cozinha e aproveitou os materiais para ampliar o debate para as mudanças climáticas, trabalhando em conjunto com outros professores do ensino fundamental.

Nas aulas de matemática, ela explorou porcentagens e cálculos relacionados às variações no clima. Já nas aulas de português, o professor incentivou os alunos a produzirem poesias sobre o tema para sensibilizar a comunidade. Nas aulas de história e geografia, professores conectaram as características físicas e o histórico do bairro com o clima.

As principais conclusões dos estudos foram apresentados para a comunidade em um evento, no último dia 1, em uma praça próxima a escola, que contou com leitura de poesias, música e show de talentos.

Os moradores das periferias tendem a ser os mais afetados pelas mudanças climáticas, pois, em geral, têm menos possibilidades socioeconômicas de mudarem de casa, adaptarem suas residências para torná-las mais seguras ou mesmo se recuperarem após um desastre. É o que os especialistas chamam de menor “capacidade de adaptação”.

Kit físico pode ser solicitado por professores e gestores escolares até 20/10 @Divulgação/ Central da COP

Possibilidades de aprendizado

O Observatório do Clima disponibiliza também uma versão impressa do kit. Para concorrer, os professores devem acessar os materiais online, preencher um formulário de interesse e desenvolver ao menos uma atividade sobre o tema na escola. Vale um debate, uma série de seminários ou uma exposição, por exemplo. As solicitações podem ser feitas até 20 de outubro.

Entre os materiais, a organização disponibiliza um passo a passo de como criar uma “Estação Central” na escola, com sugestões de atividades, orientações ao professor e conteúdos pedagógicos sobre mudanças climáticas e negociações entre governos.

Kit gratuito de materiais formativos é produzido por especialistas em mudanças climáticas @Divulgação/ Central da COP

Entre os materiais disponíveis na página estão o “Almanaque do clima para não entrar em pânico”, que reúne os principais conceitos sobre mudanças climáticas; o Álbum de Figurinhas da Central da COP, que resgata o histórico das mobilizações socioambientais; e guias ilustrados sobre a crise climática e o Acordo de Paris.

Professores e alunos estão convidados a registar em vídeo as atividades relacionadas ao tema realizadas em sala de aula e enviar para o Observatório do Clima. As produções serão exibidas no site e em outros canais da rede.

Uma pesquisa realizada pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Infância (Ciespi/PUC-Rio) com 200 estudantes de diferentes regiões do Brasil aponta que as escolas são o principal canal para informações sobre a crise climática para adolescentes e jovens.

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Redação

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