APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Halitane Rocha

Notícia

Publicado em 26.10.2023 | 8:00 | Alterado em 26.10.2023 | 11:30

Tempo de leitura: 4 min(s)

PUBLICIDADE

Diariamente, há muitas reclamações nas redes sociais sobre o transporte público de Cotia, na Grande São Paulo. Entre elas, a mais comum é referente a superlotação e o longo tempo de espera nos pontos de ônibus.

Porém, há algo que chama ainda mais atenção: o isolamento de alguns bairros que não têm acesso a nenhum ônibus municipal ou intermunicipal aos domingos.

Como é o caso do Jardim Sandra e região, segundo relata o morador Manoel Batista Pinho Junior, 32, que depende dos ônibus para se locomover todos os dias. Aos domingos, não tem nenhum ônibus intermunicipal, apenas municipal, que ainda não é o suficiente.

“A empresa de transporte reduz a quantidade de ônibus, [recentemente] fiquei 1h10 esperando o Circular 2 passar”, desabafou o auxiliar de produção. A outra alternativa para Manoel sair aos domingos, é pagar por uma corrida via aplicativo. “Mas dependendo do horário, é muito caro uma viagem curta”.

Moradores de alguns bairros de Cotia reclamam da falta de ônibus intermunicipal aos domingos @Léu Britto/Agência Mural

Em outra experiência recente, ele aguardava o Circular 2 em frente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Atalaia para voltar para casa, mas foi mais um dia frustrado com longa espera. “Passou 5 ônibus municipais para Mirante da Mata, fora os intermunicipais, tem muita coisa errada”, destaca.

Com o difícil acesso de locomoção, o lazer fica restrito para os moradores da região. “Se a gente quiser ir ao shopping ou em algum parque, por exemplo, o Villa Lobos [São Paulo], temos que pegar até 3 ônibus só para ir”, diz Manoel. O percurso, aos fins de semana, leva cerca de 2h30.

Para melhorias nos serviços do transporte público, ele afirma que foi coletado assinaturas para abaixo-assinado há mais de 10 anos, mas não teve resultado.

Outra região que também sofre com a ausência de transporte aos fins de semana é o Jardim Nova Vida. “Eu preciso pensar várias vezes se quero realmente sair, pois o trajeto é algo que impacta na decisão”, relata a moradora Lilian Batista de Castro, 26.

Quando decide sair aos domingos, por exemplo, ela relata que precisa gastar com corridas por aplicativos ou descer até a entrada do bairro com o filho, de 4 anos, no colo por cerca de 15 minutos. Especialmente na volta para a casa.

“Se eu fosse subir a pé com meu filho no colo, gastaria pelo menos uns 30 minutos, fora o cansaço”, pontua.

Para melhorias nos serviços do transporte público, moradores fizeram abaixo-assinado, mas não teve resultado @Léu Britto/Agência Mural

Os ônibus municipais sobem as ruas do Jardim Nova Vida apenas em dias úteis. Aos sábados é necessário ir até o ponto de ônibus na Estrada da Roselândia, na entrada do bairro.

“Aos fins de semana, o Fatec passa até o horário que os estudantes saem da faculdade (sábado pela manhã)”, explica a terapeuta ocupacional.

O que dizem os responsáveis

Em nota para a Agência Mural, a Setram (Secretaria de Transportes e Mobilidade de Cotia) afirma que “no fim do ano passado, a linha 007 [Terminal Cotia x Jd. Mirizola] passou por estudo de viabilidade de extensão de horário, aos sábados, até as 18h. Foram três sábados de teste, no entanto, a demanda não foi superior a 50 passageiros, o que inviabilizava a manutenção do horário de ônibus até as 18h”.

Entretanto, um novo estudo foi solicitado pela secretaria para a concessionária Viação Raposo e a Setram afirma que a linha 007 voltou a funcionar aos sábados, até às 18h, agora com itinerário estendido até o Jardim Rosemeire [bairro vizinho] “como forma de buscar mais demanda de passageiros”.

A Agência Mural solicitou a relação de dados que mostrem a quantidade de moradores por bairro ou região de Cotia, mas o material não foi enviado até o fechamento desta reportagem.

No domingo, moradores levam 2h30 para ir a um parque como o Villa Lobos @Léu Britto/Agência Mural

Já a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), diz que “a oferta de viagens é definida de acordo com a demanda de passageiros, com base nos monitoramentos operacionais diários e fiscalizações realizadas pela empresa”. “Quando necessário, são realizados ajustes na frota ou na programação das linhas para adequar as viagens à demanda de usuários”, completa.

Ao ser questionada sobre a falta de uma linha de ônibus que conecta a região a uma linha de metrô e da atual linha intermunicipal que não funciona aos domingos, a empresa respondeu que “o acesso da região ao sistema de trilhos pode ser realizado com integração tarifária com as linhas do sistema municipal, por meio da linha Circular 2 Sandra – Terminal Cotia, que atende o bairro Jardim Sandra, e da linha metropolitana 396, que liga o Terminal Cotia até o metrô Butantã e é operada por 20 ônibus que realizam 198 viagens em dias úteis”.

Ainda de acordo com a EMTU, a integração entre as duas linhas é possível por meio do cartão TOP, com desconto de R$ 4,20 no valor total das viagens. Para registrar sugestões ou reclamações é necessário acessar os canais oficiais de atendimento, como o fale conosco, disponível no site www.emtu.sp.gov.br.

PUBLICIDADE

receba o melhor da mural no seu e-mail

Halitane Rocha

Produtora do podcast Próxima Parada e correspondente de Cotia desde 2018. Mãe de gêmeas e 2 gatas. Família preta e do axé… muita treta!

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE