APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Papo Reto No Zap

É falso que imagem da perna de Bolsonaro com erisipela seja de campanha antitabagismo

Foto publicada por Carlos Bolsonaro não está entre as imagens de advertências da Anvisa

Image

Por: Aline Almeida

Verificação

Publicado em 09.12.2022 | 11:06 | Alterado em 09.12.2022 | 11:06

Tempo de leitura: 1 min(s)
Esta verificação foi produzida em parceria com a Lupa e com apoio do WhatsApp WhatsApp_Logo_1

Circula no grupo de WhatsApp de Capão Redondo um tuíte em que uma pessoa afirma que o vereador do município do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos), utilizou a imagem de uma campanha antitabagismo para mostrar os efeitos da erisipela na perna do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Confira a verificação do conteúdo:

Compas, o Carlixo pegou uma foto de propaganda do Ministério da Saúde para campanha antitabagismo para dizer que é a perna do pai. Bando de psicopatas!!

– Texto reproduzido de tuíte encaminhado pelo WhatsApp

O conteúdo analisado pelo projeto Papo Reto no Zap é falso. Ao fazer uma busca na página da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância), é possível verificar que a foto postada por Carlos Bolsonaro não consta entre as imagens de advertência.

A publicação no Twitter substitui a imagem original de uma campanha da agência divulgada em 2017, em que a foto verdadeira é de uma criança e não de uma perna com erisipela. Juntamente com a imagem, há o texto: “você prejudica a saúde até de quem não fuma, ao consumir este produto”.

A montagem circulou após Carlos Bolsonaro, filho do presidente, divulgar uma foto da perna de Bolsonaro com erisipela acompanhada da legenda: “A erisipela desenvolvida na perna do meu pai. Foto tirada de poucos dias atrás. Fui informado de que nesta fase já estava em processo de recuperação e tudo corre muito bem”, disse. Não há indícios de que a imagem seja falsa.

Essa fake news também foi checada pelo Fato ou Fake.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Aline Almeida

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Ama livros, música e séries. Libriana apaixonada por pets. Correspondente do Grajaú desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE