APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Pista de Esportes Radicais na Mooca reúne gente de toda a cidade

Image

Por: Redação

Publicado em 08.02.2017 | 13:24 | Alterado em 08.02.2017 | 13:24

Tempo de leitura: 2 min(s)

A Pista de Esportes Radicais, inaugurada em novembro de 2016, no Clube Escola Mooca, na zona leste de São Paulo tem despertado a atenção de crianças, jovens e adultos. A reportagem do 32xSP aproveitou o fim de semana e foi conferir de perto a opinião de usuários e moradores sobre o espaço, que reúne paulistanos de diversos lugares da cidade.

Para Marcelo Papion, 53, que há anos não anda de skate, a construção da pista foi uma boa ideia. “Só vim dar uma olhada. Faz tempo que não ando. A pista está bacana, legal, mas falta um pouco de segurança. Por ser nova, eu já estou achando que ela está um pouquinho gasta”. Já o patinador Alison Franklin, 35, morador do bairro da Mooca, diz que o ambiente é seguro, oferece bons obstáculos e um bom piso. “É perto de casa. Recomendo a todo mundo vir e curtir a pista”

No último sábado (4), por volta das 11h, cerca de 40 pessoas estavam no local. A pista, construída em concreto e protegida por guarda corpo metálico se tornou palco de manobras para iniciantes e profissionais, entre eles skatistas, patinadores e bikers. No mesmo local, a reportagem encontrou saco de lixo jogado na pista, pedaços de skates quebrados no entorno, lixeiras caídas e sem tampas, e a pichação que divide o espaço com a arte dos grafites.

Segundo o site da Prefeitura Regional da Mooca, o espaço teve um custo de R$ 269.793,31 e possui cerca de 1.150 m² de área construída. No local foi construído um Bowl (espécie de piscina) com 267 m² e uma área da modalidade street, que simula situações encontradas em ruas, com rampas, corrimões, escadas, entre outras, ao redor.

O Observatório Cidadão, da Rede Nossa São Paulo, mostra que, de acordo com números de 2015, a Prefeitura Regional da Mooca, que reúne os distritos do Belém, Pari, Água Rasa, Mooca, Brás e Tatuapé, possui 12 equipamentos esportivos públicos para uma população de 357.212 pessoas. Em 2006, com 312.178 moradores, a região apresentava mais que o dobro, ou seja, 25 equipamentos.

O skatista Vinicius Falcão, 38, que saiu de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo com mais cinco pessoas para utilizar a pista, reclama que o problema do local é a condição dos banheiros. “Tentei entrar, mas eu não consegui. Desisti. É o único problema, pois o resto é alucinante”. O piloto profissional de BMX Edson Rodrigues, 33, morador de Taboão da Serra, diz que a pista é a mais completa. “Transição perfeita. Uma pista feita por profissionais. Curta e rápida”.

A placa de identificação do espaço informa que o uso da pista é permitido para as modalidades de skate, BMX e patins.

Procurada pela reportagem para comentar os problemas encontrados na pista, a Prefeitura Regional não se pronunciou.

O clube

De acordo com o site da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Clube Escola Mooca possui 67 mil m² e, além da pista, há salas de judô, capoeira, musculação, ginástica, campo de futebol, ginásio poliesportivo, duas piscinas de recreação, cinco quadras de areia e três poliesportivas, entre outros.

Serviço:

Pista de Esportes Radicais
Rua Taquari, 549 – Mooca
Horário: das 07 às 22h.

Confira mais algumas fotos da Pista de Esportes Radicais:

< >

Fotos: Alexandre Ofélio

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE