APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Ao menos 10 ex-subprefeitos concorrem nas eleições; ouça o podcast

O dado foi levantado pelo 32xSP, portal da Agência Mural em parceria com a Rede Nossa São Paulo

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 16.09.2020 | 17:47 | Alterado em 29.09.2020 | 10:08

Tempo de leitura: 2 min(s)

Os subprefeitos e as subprefeitas são responsáveis por administrar cada uma das 32 subprefeituras da cidade de São Paulo. É função deles garantir a manutenção e execução de obras e serviços, por exemplo.  

O Em Quarentena” foi tentar entender por que nos últimos anos ocorreram tantas trocas nesse cargo administrativo nas subprefeituras de São Paulo. 

Eduardo Silva, repórter do 32xSP, enfatizou que essa dança das cadeiras é bastante comum e expôs os diferentes motivos. 

“Alguns subprefeitos saíram na mudança de gestão entre o ex-prefeito João Doria e o atual, Bruno Covas. Já outros saíram por questões pessoais. Neste ano, muitos subprefeitos deixaram o cargo para se lançar como candidatos às eleições municipais”. (ouça a partir de 00:12)

O levantamento exclusivo feito pelo portal 32xSP mostrou que ao menos 10 ex-subprefeitos, que passaram pelas subs entre 2017 e 2020, estão concorrendo às eleições deste ano, cuja disputa é para os cargos de vereador e prefeito.

Silva lembrou ainda que os subprefeitos e subprefeitas são escolhidos pelo prefeito da cidade e nem sempre têm uma ligação com a região da subprefeitura que vão comandar. 

Alguns deles se tornam bem influentes e usam as mídias e redes sociais para se promover e mostrar seu trabalho, o que gera visibilidade política.

“Muitos deles usam justamente os feitos realizados à frente das subprefeituras como munição para pedir apoio. A maioria dos ex-subprefeitos que são candidatos concorre ao cargo de vereador aqui em São Paulo mesmo”. (a partir de 01:26)

No entanto, há candidatos que estão se lançando na disputa da prefeitura de cidades do interior. É o caso do Mário Corrochel Neto, que administrou a subprefeitura de Sapopemba e agora disputa a prefeitura de Araras.

Para saber mais sobre esse levantamento e também conferir os nomes dos ex-subprefeitos que agora são candidatos em 2020, clique aqui e leia a reportagem completa sobre este assunto no site do 32xSP.  

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #17 – Segunda Temporada: Ao menos 10 ex-subprefeitos concorrem nas eleições. 

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE