APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Desmentindo fake news: vacina de Covid-19 terá chip para controle da população?, ouça o podcast

Notícias falsas seguem circulando nas redes sociais; o “Em Quarentena” foi investigar a da vacina com chip

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 27.08.2020 | 18:16 | Alterado em 27.08.2020 | 18:25

Tempo de leitura: 2 min(s)

Helena, que mora em Itapeva, cidade de Minas Gerais, foi quem abriu este episódio falando sobre as informações falsas que circulam nas redes sociais.

“Hoje em dia a gente não sabe mais o que é verdade e o que é mentira nesse facebook”. (ouça a partir de 00:01)

Foi ela quem compartilhou com o Em Quarentena uma publicação que anda circulando nas redes sociais sobre uma vacina contra Covid-19 que teoricamente viria com um chip 5G para controlar a população.

“Ah ouvi dizer que quando eles forem aplicar a vacina vai ter tipo um chip dentro da gente pra rastrear”. (a partir de 00:43)

Helena achou tudo muito esquisito, por isso resolveu checar se a informação era verdadeira ou não. 

O podcast da Agência Mural verificou essa informação no site do “Aos Fatos”, um veículo especializado em checagem, ou seja, desmentir fake news. Eles desmentiram essa história da vacina no dia 6 de agosto. 

De acordo com os especialistas consultados, das vacinas que estão sendo testadas contra o coronavírus, nenhuma envolve implantação de chip. Aliás, nenhuma vacina que já está em uso para outras doenças vem com chip implantado. 

Não existe a possibilidade de um chip ser usado para  controlar uma pessoa. Além do mais no Brasil, a tecnologia 5G tem um sinal bastante limitado. 

E é importante reforçar que as vacinas contra o coronavírus ainda estão em fase de testes, sem data para serem liberadas para a população.

Se está com dúvida sobre alguma informação que recebeu, antes de repassar, verifique se é verdade ou não. Você também pode enviar para o “Em Quarentena” que buscamos a reposta. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #04 – Segunda Temporada: Vacina de Covid com chip implantado para controle da população? – Desmentindo fake news.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE