APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Nos cursinhos populares, professores tentam motivar alunos; ouça o podcast

Professores de cursinhos compartilham o que têm feito para ajudar os alunos das periferias que querem prestar vestibular

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 23.07.2020 | 22:00 | Alterado em 06.02.2023 | 15:41

RESUMO

Professores de cursinhos compartilham o que têm feito para ajudar os alunos das periferias que querem prestar vestibular

Tempo de leitura: 2 min(s)

Em meio à pandemia e as incertezas sobre o Enem e o vestibular, educadores têm buscado alternativas para apoiar alunos das periferias que querem entrar no ensino superior.

Para entender o que mudou no período e quais são as dificuldades nos estudos o “Em Quarentena” conversou com alguns educadores das periferias. Eles compartilharam como está sendo isso na prática.

A educadora que abre o podcast da Agência Mural é Giovanna Toledo, professora de história da arte no cursinho popular da Universidade Federal do ABC, em Santo André, na Grande São Paulo. Ela iniciou falando sobre como identificam os principais problemas enfrentados pelos alunos. “Semanalmente, o coordenador pedagógico faz uma reunião com toda a turma. Ele conversa com os alunos para saber quais estão sendo as dificuldades deles e assim, poder ajudá-los”. (ouça a partir de 01:27)

Giovana explicou como ela e seus colegas tentam motivar os vestibulandos. “A gente tenta ajudar esses alunos e se fazer presente. E outra coisa que a gente faz para incentivá-los é mostrar que estamos tentando trazer o máximo de informação possível para as aulas”. (a partir de 01:51)

Diretamente de Cotia, na Grande São Paulo, Amanda Santos, que dá aula de sociologia no cursinho Dandara, contou como as aulas estão sendo realizadas por lá. “O que a gente tem feito é mandar no nosso grupo do whatsapp o máximo de conteúdo que a gente consegue, e ir perguntando e tirando dúvidas, além de fazer lives”. (ouça em 02:36)

Santos apontou também as dificuldades que identifica em seus alunos. “O psicológico deles e essa questão do Enem […] eles estavam muito preocupados com isso. Então tem toda uma questão de auto-estima e de outras preocupações do dia a dia deles que tem afetado bastante”. (em 03:05)

Recentemente, Matheus Oliveira, correspondente da Agência Mural em São Mateus, fez uma reportagem sobre as alternativas que os professores têm buscado para apoiar seus alunos durante este período de pandemia da Covid-19. O título do texto é “Professores de cursinhos motivam alunos nas periferias e apontam limitações no ensino a distância”.

Matheus compartilhou com o “Em Quarentena” algumas dicas dos educadores para quem está estudando neste período de pandemia. “Uma coisa que os professores sugeriram foi que apesar das dificuldades de ter que estudar em casa, às vezes não ter internet, é que o aluno tenha consciência de que têm pessoas trabalhando por ele. E que os cursinhos estão se movimentando e se preparando na medida do possível para ajudá-lo. Que ele abstraia a pressão do vestibular e da pandemia, e pense um pouco nele como pessoa”. (em 04:12)

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #74: Nos cursinhos populares, professores tentam motivar alunos.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias.

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE