Até o momento, 120 pessoas já apoiaram o projeto e cerca de 60 artistas já foram contemplados
Por: Redação
Notícia
Publicado em 09.11.2020 | 14:40 | Alterado em 09.11.2020 | 17:23
Neste episódio o “Em Quarentena” falou sobre um projeto chamado “O Salve” que faz a ponte entre pessoas que querem doar mesas digitalizadoras e artistas que estão precisando.
Uma mesa digitalizadora é aquele aparelhinho que parece um tablet, com uma superfície plana, que permite que o ilustrador desenhe diretamente no computador.
Quem abriu o programa explicando o projeto foi Thamires Monteiro Rodrigues, de 20 anos, que é uma das integrantes do projeto. Ela também é designer e ilustradora na Agência Mural.
“A gente tem todo um plano de descentralização, pois todos os recursos estão nas mãos de pessoas do centro e são pessoas privilegiadas. A mesa na nossa mão vai fazer toda diferença pra gente combater isso e deixar o jogo mais justo para todos”. (ouça a partir de 00:01)
Embora seja uma ferramenta muito importante para designers e ilustradores, a mesa digitalizadora ainda custa caro. Por isso, a ideia do projeto “O Salve” é justamente democratizar o acesso a esse dispositivo para artistas que não têm condições financeiras para adquirir.
Thamires relatou como funciona esse processo. “Nós fazemos o match entre as pessoas que querem doar e as que querem receber uma mesa, logo depois a gente faz todo o acompanhamento junto com essas pessoas dando dicas e aulas para a pessoa que quer entrar no mercado de ilustração”. (a partir de 01:19)
Atualmente o projeto é composto por uma equipe de três pessoas: a Thamires, cujo nome artístico é Barbizinhe, e os ilustradores Pongo Comics e Nanda Ilustra.
Em 2011, Pongo idealizou o “O Salve”, mas no início ele era voltado ao auxílio de pessoas em situação de rua. Foi este ano que o projeto ressurgiu com o mesmo nome mas com a ideia de fazer a doação de mesas digitalizadoras.
Até o momento 120 pessoas já apoiaram o projeto, tanto com dinheiro como na doação de mesas. E cerca de 60 artistas já foram contemplados.
A doação em dinheiro também é importante porque algumas mesas doadas chegam com falta de acessórios e o objetivo é entregar tudo certinho.
O episódio foi encerrado com Thamires explicando como você pode conhecer mais e ajudar o projeto.
“É só acessar nosso Instagram ou Twitter como: salve o salve. Compartilha também para que mais pessoas conheçam o projeto e a apoiem ele para que a gente possa fazer o corre acontecer e mais pessoas sejam contempladas. É nós por nós sempre, salve o salve!”. (ouça em 02:24)
E para conhecer mais projetos bacanas como esse é só continuar acessando o site da Agência Mural. Por lá você acompanha também conteúdo sobre o coronavírus.
Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #53 – Segunda Temporada – O Salve: projeto doa mesas digitalizadoras à artistas das periferias.
Podcast Em Quarentena
Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias.
O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.
Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]