APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Vivendo com a paralisia do sono em tempos de quarentena; ouça o podcast

Moradores das periferias de São Paulo relatam como é não conseguir se mover ou falar ao adormecer ou ao acordar

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 24.07.2020 | 17:49 | Alterado em 24.07.2020 | 17:49

Tempo de leitura: 2 min(s)

A paralisia do sono é uma incapacidade de se mover ou falar ao adormecer ou acordar. Por ter relação com noites mal dormidas, excesso de preocupação e ansiedade, as crises podem aparecer com mais frequência neste período de quarentena. 

O podcast da Agência Mural, “Em Quarentena” conversou com moradores das periferias de São Paulo que estão sofrendo com a paralisia do sono durante a quarentena. 

Quem começou relatando como lida com as crises de paralisia foi o músico Matheus Balneário, morador da Vila Missionária, na zona sul de São Paulo. “Nunca fiz nenhum acompanhamento médico. Nunca consultei psicólogo. Então eu só pesquisei as coisas na internet e nunca fui muito a fundo. Só sei que para dormir eu tento me acalmar. Tento não levar meus problemas pra cama” (ouça a partir de 00:50)

O músico comentou também como é lidar com esse distúrbio, vivendo na periferia. “Uma pessoa que tem uma casa grande e um acesso à informações e a psicólogo, poder fazer yoga e medição. Agora na periferia, em casa pequena, não tem espaço para fazer yoga, E várias pessoas numa mesma casa, não tem muito silêncio”. (a partir de 01:53)

A estudante de publicidade Bianca Sousa sofre há 9 anos com paralisia do sono e detalhou como costuma ser as crises. “É como se eu me sentisse de uma certa forma presa. Não consigo me mexer. Muitas vezes se inicia com um sonho comum, onde eu busco ajuda de alguma pessoa que está em casa comigo. Tento chamar essa ajuda e minha voz não sai. É a partir desse momento que eu começo a me sentir presa e não consigo me mexer”. (ouça em 02:51)

Luís Nascimento, correspondente da Agência Mural em Diadema, na Grande São Paulo, também tem paralisia do sono e escreveu uma matéria sobre o assunto: “Em SP, moradores relatam piora nas crises de paralisia do sono na pandemia”.

Para o podcast da Agência Mural, Luís compartilhou o que os especialistas falaram sobre o assunto.  “Segundo os psicólogos e psiquiatras com quem a gente conversou para produzir essa matéria, as crises de paralisia do sono são consideradas normais para a ciência. Então se você está sofrendo frequentemente com essas crises, neste período de pandemia, não precisa se preocupar”. (em 03:52)

O correspondente também mencionou as dicas dadas pelos profissionais com quem conversou. “Eles recomendam que pra essas crises amenizarem um pouco, vocês tentem fazer, em suas próprias casas, meditações, yoga e exercícios físicos. Talvez isso ajude um pouco a amenizar essas crises”. (em 04:31)

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #75: Vivendo com a paralisia do sono em tempos de quarentena.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE