APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Prefeitura de SP oferece compostagem gratuita à população; saiba como retirar

Serviço gratuito na cidade incentiva o reaproveitamento do lixo orgânico

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 03.02.2021 | 22:22 | Alterado em 10.03.2023 | 17:49

Tempo de leitura: 2 min(s)

Na quarentena, alguns moradores de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, passaram a ter mais plantas em casa. A aposentada Ana Maria, 67, é um exemplo. Ela, que já gostava de plantas, passou a se dedicar ainda mais ao cuidado depois que as atividades fora de casa foram canceladas.

De acordo com a ferramenta Google Trends, a procura por plantas para ambientes internos apresentou aumento de mais de 100% no número de pesquisas na plataforma, de março a setembro de 2020. Além disso, algumas espécies de plantas também cresceram nas buscas dos usuários, como a espada-de-são-jorge e a costela-de-adão.

Uma das coisas importantes no cuidado com as plantas é a compostagem, que, em resumo, é o processo de reciclagem do lixo orgânico. O ciclo natural transforma a matéria orgânica, como frutas e alimentos, em adubo natural que pode ser usado em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Nem todo mundo consegue fazer isso em casa, mas a Prefeitura de São Paulo, por meio da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), desenvolve o projeto de compostagem Feiras e Jardins Sustentáveis.

A iniciativa busca oferecer tratamento ambientalmente correto para restos de resíduos orgânicos de feiras livres da capital. Ao todo, a cidade conta com cinco pátios de compostagem localizados nas regiões da Lapa, Sé, Mooca, Ermelino Matarazzo e São Mateus.

O composto gerado nos pátios é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município, além de evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente.

De janeiro a dezembro de 2020, os pátios receberam 10,5 mil toneladas de resíduos orgânicos – desse total, foram produzidas 2,1 mil toneladas de composto orgânico.

Como eu consigo a compostagem?

Para retirada da compostagem, basta comparecer em um dos cinco pátios da Prefeitura e solicitar o composto. Para munícipes, a quantidade máxima é de 60 kg por pessoa/mês (aproximadamente 2 sacos de 50 litros). É preciso levar sacola para a retirada de composto, pois não é disponibilizada nos pátios.

Para quantidades acima de 100 kg, é necessário os seguintes dados:

– Informações do evento (qual o uso do composto);
– Nome e contato do responsável;
– Quantidade de composto;

O pedido deve ser encaminhado para o e-mail [email protected]. Ele será analisado e a resposta virá por e-mail também.

Onde tem pátios em São Paulo?

Os endereços e os horários de funcionamento são:

Sé: Avenida dos Estados, nº 3300
Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta, ao lado do nº 111
(Funcionamento: Terça a domingo, das 14h às 17h)

Mooca: Rua Cirino de Abreu, em frente ao nº 456
São Mateus: Rua Forte de Araxá, nº 409
(Funcionamento: Segunda a sexta, das 14h às 17h)

Lapa: Avenida José Maria de Faria, nº 487 | Neste pátio é necessário fazer um agendamento pelo e-mail [email protected].

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE